Conferência Estadual de Saúde começa na quarta-feira

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) realiza a 8ª Conferência Estadual de Saúde de quarta-feira (23/9) a sábado (26/9), no Augustu’s Hotel, no em Goiânia. Coordenada pelo pelo presidente do CES-GO, Venerando Lemes, e presidida pelo Secretário da Saúde do Estado, Leonardo Vilela, a Conferência traz como tema central a Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas e é orientada pelo eixo Direito do Povo Brasileiro. A abertura oficial do evento será na quarta-feira, às 20 horas.

Os objetivos do evento são a reafirmação dos princípios e das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na Constituição de 88, a ampliação do diálogo com a sociedade goiana, fortalecendo o Controle Social, além da avaliação da situação de saúde atual e a elaboração de propostas para os gestores do SUS. A etapa estadual foi precedida pela realização de 246 conferências municipais e 18 conferências de caráter regional. Com essa marca, Goiás se estabelece como o único Estado do País a contemplar a totalidade de municípios – com a exceção de Roraima que possui 19 municípios – e de suas regionais de saúde.

História e simbolismo

As Conferências de Saúde surgiram na década de 30 e foram mantidas pela Lei 8.142 de 1990 como instâncias colegiadas, a serem realizadas a cada quatro anos, com representantes dos muitos segmentos sociais, cuja missão é avaliar e propôr diretrizes para as políticas de saúde dos níveis municipais, estaduais e nacional.

Conferência Estadual desse ano é a oitava realizada por Goiás o que possui caráter simbólico e aumenta a importância do evento, pois foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde, na década de 80, que criou os fundamentos que deram origem ao SUS na Constituição de 1988. A etapa estadual servirá de subsídio para a nacional, que ocorrerá em dezembro desse ano, em Brasília.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo