Conferência discute saúde pública de qualidade

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) abre hoje a 8ª Conferência Estadual de Saúde, coordenada pelo presidente do Conselho, Venerando Lemes, e presidida pelo superintendente executivo da Secretaria da Saúde, Halim Antonio Girade. O evento segue até  sábado, dia 26, no Augustus Hotel, em Goiânia, com o tema Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas, orientado pelo eixo Direito do Povo Brasileiro.

O evento tem como principais objetivos reafirmar os princípios das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na Constituição de 1988, ampliar o diálogo com a sociedade, fortalecer o controle social, avaliar a situação atual da saúde e elaborar propostas para os gestores do SUS. A programação da conferência tem uma série de atividades, entre elas debates, palestras, trabalhos em grupo e apresentação de eixos temáticos.

A etapa estadual da conferência foi precedida por 246 conferências municipais e de 18 de caráter regional. “O Conselho de Goiás inovou nesse ano, além das conferência municipais, executamos as conferências nas regionais de saúde do Estado. Enquanto as conferências municipais possibilitaram uma abordagem mais localizada sobre a situação de saúde, considerando a realidade própria de cada município; as conferências regionais deram condições para se avaliar o sistema de Regionalização, uma das diretrizes do SUS previstas em lei”, destaca Venerando.

A Conferência Estadual desse ano é a oitava realizada por Goiás e possui caráter simbólico, fato que aumenta a importância do evento, pois foi na Conferência Nacional de Saúde realizada na década de 1980, em Goiânia, que os fundamentos, que deram origem ao SUS na Constituição de 1988, foram discutidos e delineados. A etapa estadual servirá de subsídio para a nacional, que ocorrerá em dezembro desse ano, em Brasília (DF).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo