Conaci elabora diagnóstico das áreas de controle interno
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) está empenhado em estimular e fortalecer as áreas de controle interno no País. Para isso, está elaborando um amplo documento para estabelecer um novo cenário das políticas públicas de recursos humanos, da qualificação técnica dos auditores internos, das carreiras da categoria e da estrutura orgânica adotada pelo Conselho, que será apresentado e discutido na 5ª Reunião Técnica do Conaci, marcada para os dias 29 e 30 de novembro em São Luís do Maranhão.
A elaboração do trabalho está a cargo de uma comissão integrada por membros do Conaci de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará, que já concluiu a parte estrutural do documento. Este grupo foi encarregado pelo estudo durante reunião técnica realizada em Goiânia, em abril deste ano, quando foi tomada a decisão. O objetivo não é apenas traçar um diagnóstico, mas buscar a identificação de elementos que permitam atualizar, uniformizar e aperfeiçoar a estrutura dos órgãos e de seus setores de recursos humanos.
O Estado de Goiás, por meio da Controladoria Geral, deverá participar do encontro do Maranhão. A última reunião técnica do Conaci foi realizada em São Paulo no mês de agosto, ocasião em que ocorreu também o 8º Encontro Nacional de Controle Interno, com membros do Conselho provenientes de quase todos os Estados e algumas capitais. Implementação da Lei de Acesso à Informação, Lei da Ficha Limpa, experiências internacionais de transparência pública e contas abertas e avanços na legislação brasileira nas áreas de combate à corrupção, responsabilidade fiscal e transparência foram alguns dos temas debatidos no evento de São Paulo.