CIPA da CGE promove ação do Novembro Azul e destaca importância do diagnóstico precoce
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) promoveu, nesta segunda-feira (24/11), um momento de atenção à saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul. A iniciativa convidou os colaboradores a uma reflexão sobre os cuidados necessários ao seu bem-estar e teve como ponto alto a palestra do urologista e cirurgião robótico, Raul Moreira Messias.
Membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e capitão médico do quadro de oficiais de Saúde da PMGO, o especialista trouxe um pouco de sua experiência médica para os participantes, por meio da palestra “Autocuidado e Saúde do Homem”. Raul falou sobre os principais problemas que afetam a saúde masculina, entre eles o câncer de próstata, e a importância de superar mitos em prol do diagnóstico e tratamento precoces.
“O câncer de próstata não tem prevenção. E os sintomas costumam aparecer já num estágio avançado da doença, quando já não há cura. Portanto, é imprescindível o diagnóstico precoce, em fase tratável. E isso só é possível com consultas e exames periódicos”, alertou o médico.
De forma bastante didática, o urologista destacou que tabus culturais prejudicam o autocuidado masculino. “Além de se exporem mais a acidentes de trânsito e trabalho, violência, maior consumo de álcool e drogas, os homens são mais fechados, têm dificuldades para se expressarem, se alimentam pior, se expõem mais a doenças sexualmente transmissíveis e ainda sofrem com crenças como as de que homem não adoece ou não pode se submeter ao exame de toque”, enumerou.
Ao final da palestra, que aconteceu no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, os participantes puderam conversar com o especialista e tirar dúvidas. Já no terceiro andar, no hall de entrada da CGE, em parceria com as drogarias Pacheco, uma equipe de técnicos de saúde recebeu os servidores com a realização de testes de bioimpedância e aferição de pressão arterial.
Realização da CIPA
“O objetivo da programação foi estimular o cuidado masculino, que reflete em todos os aspectos da vida do homem. As orientações de hoje podem e devem ser repassadas aos familiares e amigos dos servidores, porque ajudarão a criar uma nova cultura em relação à nossa saúde”, considerou Alessandro José Farias, suplente da presidência da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A comissão foi a responsável pelo evento, que tem Valéria Eunice à frente da presidência e os servidores Arthur de Jesus Dornas, como vice-presidente; Índio de Souza Mesquita e Erismeuda Melo Alves, como suplentes da vice-presidência.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás






