CGE vai cruzar bases de dados para detectar indícios de ilícitos

A Controladoria Geral do Estado começa a utilizar um sistema eletrônico que permite o cruzamento de diversas bases de dados do governo de Goiás e de órgãos da União como INSS, Receita Federal e outros, para identificar e prevenir indícios de práticas contrárias ao zelo do patrimônio público, que violem princípios como legalidade e moralidade, ou gerem prejuízos ao erário estadual.

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, adianta que a primeira ação ocorrerá na base de dados da folha de pagamento. Em seguida, outras bases de dados como compras governamentais, despesas e pagamentos (Siofi) serão avaliadas. A CGE firmou termos de cooperação técnica com órgãos do governo federal para utilizar seus dados no cruzamento com informações do governo estadual.

Conforme Siqueira, trata-se de uma ferramenta moderna e eficaz de controle de gestão, com a vantagem de levantar informações fidedignas sobre dados do poder público estadual, comparando-os com dados de órgãos federais, detectando indícios de possíveis falhas e irregularidades para, em seguida, serem instaladas auditorias de investigação.

(CGE – 3201-5372)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo