CGE se une à SIPAT em dia dedicado à saúde física e mental dos servidores
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Governo de Goiás debateu saúde mental e assédio no ambiente de trabalho
Com o tema “Violência silenciosa e seus impactos”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2025 (SIPAT) reuniu dezenas de servidores da Administração estadual no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), nesta quarta-feira (17/9). Ao longo de todo o dia, o público presente participou de palestras, bate-papo, sorteios e dinâmicas relacionadas ao assunto.
Abrindo o evento, o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Marcos Tadeu de Andrade, defendeu a promoção de um ambiente de trabalho saudável para todos. “Isso representa bem-estar para o servidor e para o próprio governo. Quando nos deparamos com situações em que se materializa (o suicídio), é um fracasso nosso como servidores, como sociedade e como governo. É preciso ter uma política preventiva dentro da gestão, um olhar mais humanizado. Esse é um debate muito importante”, considerou.
A primeira palestra do dia, ministrada pela psicóloga e docente da UFG, Kamila Aparecida, foi sobre o ‘Setembro Amarelo’. Ela elencou os diversos fatores de risco que podem agravar a saúde mental e discorreu sobre sinais de alerta e prevenção, além dos organismos atuais voltados ao atendimento e tratamento da depressão.
“O suicídio é uma questão de saúde pública que afeta milhões de pessoas globalmente. Impacta nas relações familiares, acadêmicas, profissionais e sociais. No ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte do tempo, a pressão e o estresse podem agravar as condições de saúde mental não tratadas. Por isso, o primeiro passo é falar. Falar encoraja e facilita a busca por ajuda”, asseverou.
Em seguida, o gerente de Promoção de Valores da CGE, Ricardo Orsini, falou sobre “Assédio: violência silenciosa e seus impactos”. Orsini destacou que o assédio pode ultrapassar os limites da transgressão disciplinar e configurar crime. “O PAD não foi criado para resolver o problema do assédio. Mas é um tema que deve ser falado, porque falar já ajuda a prevenir”, considerou.
Ele explicou que nos dois casos existe legislação em vigor: o Estatuto do Servidor (Lei nº 20.756/2020), em casos previstos de transgressão disciplinar; a Lei nº 18.456/2014 em caso de assédio moral; e o Código Penal, art. 216-A, em caso de assédio sexual. “Estes últimos já fora da esfera administrativa”.
Durante a tarde, a SIPAT continuou com um treinamento de primeiros socorros, ministrado pelo Major do Corpo de Bombeiros Militar (CBPM), David Ferreira de Castro Neto, da Brigada de Incêndio da Casa Militar; sorteios de brindes e o stand-up “De bem com a vida”, apresentado pelo humorista Amador Júnior.
SIPAT – A SIPAT é um evento anual promovido pelas CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), com o objetivo de conscientizar os servidores sobre segurança, saúde e bem-estar no trabalho, prevenindo acidentes, doenças ocupacionais e promovendo a qualidade de vida. Neste ano, o evento contou com apoio dos Comitês Permanentes para Questões da Mulher e da Diversidade (CPMD) dos órgãos participantes, incluindo o da CGE, reafirmando o compromisso com um ambiente de trabalho seguro, ético e humano.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás








