CGE recorre à IA para sanar dúvidas do Ranking 2023 do PCP

Instrumento ainda em fase de testes será utilizado pelas Secretarias Executivas para esclarecer dúvidas sobre os critérios do ranking

A Subcontroladoria de Auditoria Interna e Controle da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Comunicação Setorial do órgão, desenvolveu uma interface de inteligência artificial em formato de chatbot, para sanar as principais dúvidas do Ranking do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP) 2023.

“Trata-se de um trabalho ainda em testes, subsidiado por uma solução gratuita no mercado e ainda possui suas limitações. Mas entendemos ser um passo importante para auxiliar no suporte consultivo nessa nova modelagem de trabalho”, ponderou a gerente de Auditoria do Programa de Compliance Público da CGE, Alline Agapito.

O robô “mascote” foi criado pelo designer gráfico da Comunicação Setorial, João Vitor Moreira, e apresenta elementos que remetem à informação e diálogo, como a cabeça em formato de balão e antena na letra I, de informação. A ideia é que os usuários, no caso as secretarias executivas que participam do PCP, se familiarizem e recorram à ferramenta com maior frequência.

O link de acesso ao serviço será disponibilizado inicialmente para solução de dúvidas e também para que os usuários dêem um feedback à equipe da CGE sobre o uso e qualidade das respostas obtidas e possíveis dificuldades encontradas. Por isso, nesse primeiro momento, o bot deverá ser utilizado preferencialmente pelos membros das Secretarias Executivas, inclusive para que a Controladoria possa ampliar gradativamente o banco de dados disponibilizado.

A gerente de Auditoria destaca que, quanto melhor formatada for a pergunta, seja pela clareza da redação e ou pela objetividade na especificação da dúvida, maior será a chance de se obter uma resposta assertiva e adequada. Caso não obtenha resposta, o ideal é remodelar a pergunta de forma específica e detalhada.

“Enfatizamos que o bot está programado para esclarecimentos sobre os quesitos do Ranking 2023, com informações extraídas da Portaria nº 69/2023-CGE, das apresentações que subsidiaram as oficinas de orientação, e do compilado de perguntas e respostas que resultaram no drive já disponibilizado pela Gerência de Auditoria do PCP”, finalizou Alline Agapito.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo