CGE promove treinamentos sobre o novo Sistema de Gestão de Riscos, o IRIS 

Elaborado pela equipe da CGE, ferramenta fortalece o gerenciamento de riscos no Poder Executivo estadual 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) deu início a uma nova etapa de treinamento dos servidores com foco no Sistema IRIS, ferramenta que, a partir deste ano, passa a ser utilizada no gerenciamento de riscos do Poder Executivo estadual. Após a apresentação inicial da plataforma, a Gerência de Auditoria em Gestão de Riscos da CGE iniciou uma rodada de encontros remotos com equipes dos Escritórios de Compliance das instituições estaduais. 

Os treinamentos estão sendo realizados em grupos reduzidos, o que permite uma abordagem mais prática e interativa. Durante as reuniões, os participantes puderam esclarecer dúvidas, conhecer em detalhes as funcionalidades do sistema e receber orientações sobre a usabilidade do IRIS, fortalecendo a atuação dos servidores que exercem a segunda linha da gestão de riscos. 

A capacitação é conduzida pela gerente de Auditoria em Gestão de Riscos, Alline Ferreira Agapito Miranda, que acompanha de perto a transição para o novo sistema. Além do caráter formativo, os encontros também funcionam como espaço de escuta qualificada com sugestões de melhorias e lacunas identificadas pelos usuários já estão sendo consolidadas pela equipe técnica, com foco no aprimoramento contínuo da ferramenta. 

A partir de 2026, o gerenciamento de riscos do Estado passará a ser realizado integralmente no IRIS, em um processo de transição gradual em relação ao sistema atualmente utilizado, o Smartsheet. A mudança faz parte da estratégia da CGE de modernizar processos e integrar de forma mais eficiente as práticas de gestão de riscos em Goiás. 

Sistema IRIS 

Batizado de IRIS – Inteligência de Riscos e Integridade no Setor Público, o sistema começou a ser desenvolvido em junho de 2024 pela equipe da CGE, por meio das gerências de Tecnologia (GTEC) e de Auditoria em Gestão de Riscos (GEAGR). Com o objetivo de sistematizar, modernizar e tornar mais eficiente o acompanhamento e tratamento de riscos organizacionais, o novo sistema foi criado para fortalecer a governança e o controle interno. 

Antes do início dos treinamentos, o sistema passou por uma rodada de testes internos e, após a avaliação do seu funcionamento na CGE, o projeto foi implementado. 

Programação 

Os treinamentos terão continuidade nos próximos meses e novos grupos de servidores ainda participarão dos encontros. Além disso, está previsto o lançamento de um curso sobre o IRIS na Escola de Governo, que substituirá a capacitação anterior. 

As gravações dos treinamentos já realizados estão disponíveis no canal oficial da CGE no YouTube. O objetivo é ampliar o acesso ao conteúdo e permitir que mais servidores acompanhem as orientações técnicas. 

Com a iniciativa, a CGE reforça o seu compromisso com uma gestão de riscos mais integrada, eficiente e colaborativa, alinhada às boas práticas de governança e controle interno no Estado de Goiás. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo