CGE promove encontro virtual para debater o 1º Plano de Governo Aberto de Goiás 

Live teve duração de duas horas e contou com especialistas e gestores que realizaram provocações sobre o tema 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) promoveu, nesta sexta (6/9), uma live para tratar sobre a criação do primeiro Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás. O encontro virtual, que durou duas horas, está disponível no canal do youtube da CGE

O controlador-geral, Henrique Ziller, reforçou o papel da transparência da gestão pública. “Temos uma preocupação em sair desse modelo de transparência passiva, porque depende de uma ação e do interessado em ir buscar”, afirmou. “O principal desafio da transparência proativa é chegar ao cidadão com informações relevantes que sejam de interesse dele, sem que ele peça”, complementou. 

A transmissão foi conduzida pelo subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Diego Ramalho Freitas, que apresentou como está a construção do 1º Plano de Governo Aberto de Goiás, trazendo especialistas e mostrando casos de sucesso de outras regiões do Brasil.  

O representante da Open Government Partnership (OGP), José Maria Marin, destacou a trajetória rica que o estado goiano tem traçado. “Isso é muito bom, porque mostra o compromisso com os cidadãos. E esse é um caminho de tropeços e aprendizados para um governo cada vez mais aberto”, concluiu.  
 
Já a professora Jéssica Tragueto, representante da Universidade Federal de Goiás (UFG), ressaltou a necessidade do diálogo entre academia, governo e sociedade civil, defendendo a conjuntura de mais pesquisadores que se envolvam nessa temática. 

Convidados 

Da CGE, estiveram presentes a gerente de Educação Cidadã, Gabriella Pio; o gestor de Finanças e Controle, Andrei Lima; o gerente de Transparência Institucional, Júnior José Costa e o superintendente da Controladoria Especializada em Participação Cidadã, Weyk Gomes, que apresentaram os quatros compromissos e ações criadas para o Plano. 

Em seguida, especialistas e pesquisadores de outros estados compartilharam as suas experiências para a criação do Plano. Entre eles, o representante da Unesco, Adauto Candido Soares; as servidoras da Prefeitura de São Paulo, Patrícia Marques; da CGE Contagem – MG, Nicole Bleme; da CGE – SC, Carolina Kichler, e a servidora da prefeitura de Osasco, Carollina Silva.  

Também contribuíram para o debate os professores e pesquisadores Gabriela de Breláz (UNIFESP); Gisele Craveiro (Colab USP); Luiz Filipe Reinecke (UDESC); Gustavo Santana (Rede TIBR).  

O representante da ONG “Fiquem Sabendo”, Bruno Schimitt Morassutti; a representante do Fórum de Combate à Corrupção em Goiás, Anna Bastos; a diretora Executiva da Open Knowledge Brasil (OKBR), Haydée Svab; e o representante da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), Antônio Pereira, reforçaram o time de especialistas e sugeriram ações relevantes para a construção do Plano de Goiás.  

O subcontrolador da CGE agradeceu a todos os presentes no encontro e suas contribuições realizadas na live. Ele relembrou a abertura de uma nova consulta pública, em breve, para finalizar a redação do Plano diante dos compromissos e ações definidos. 

Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo