CGE participa do 8º Seminário Goiano das Ouvidorias Públicas
A Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) participou, nesta quinta-feira (19/9), do 8º Seminário Goiano das Ouvidorias Públicas, realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). O evento foi promovido pelo Sistema de Ouvidorias em Redes, com a finalidade de expor as boas práticas e metodologias utilizadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como por seus órgãos e instâncias de assessoramento.
Na ocasião, a CGE, da qual é integrante do sistema, foi representada pelo subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Diego Ramalho Freitas. “É uma oportunidade valiosa para trocar experiências, fortalecer a integração entre as ouvidorias e aprimorar a prestação de contas, sempre buscando entregar um governo mais aberto, participativo e acessível para todos os cidadãos que buscam contato com o Estado”, afirmou.
Seguindo a tradição anual dos seminários, a oitava edição se concentrou na avaliação e implantação de ações de aprimoramento da gestão das unidades de Ouvidoria. O presidente do TJ-GO, Carlos França, foi o responsável pelos cumprimentos e saudações iniciais aos presentes. França destacou a importância dos canais de Ouvidoria na Administração Pública, garantindo mais transparência e respeitabilidade ao cidadão.
Palestras
Em seguida, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Amazonas e presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público, Jussara Maria, proferiu a palestra com o tema “Ouvidoria da Mulher e a busca ativa de demandas”. A procuradora apresentou o projeto de atendimento a meninas e mulheres em período de gravidez ou pré-natal com a entrega de kits de higiene.
Segundo Jussara, é cada vez mais necessária a atuação das Ouvidorias com perspectiva de gênero em suas atividades. “O trabalho das Ouvidorias com perspectiva de gênero busca garantir que as práticas e os atendimentos realizados por esse canal sejam sensíveis às questões de gênero, promovendo a igualdade e a inclusão”, destacou.
Logo após, o gerente do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Pessoas – PequiLab, Paulo Henrique de Souza, palestrou sobre o tema “Ouvidoria – Ressignificar para ir além”. Paulo reforçou a necessidade dos cidadãos em entender a função e a missão da Ouvidoria. “As ouvidorias desempenham um papel crucial como ponte entre o cidadão e o governo, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e resolvidas de forma eficiente”, ressaltou.
Para o encerramento, o evento contou com o painel sobre assédio moral que discutiu as formas de violências no ambiente de trabalho. Estiveram presentes o auditor de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União (CGU) e corregedor da Capes, Reonauto da Silva Souza Júnior; a desembargadora do Trabalho e Ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região, Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque; e a psicóloga da Divisão de Saúde do TRT da 18ª Região, Marina Cançado.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás