CGE participa de inauguração da Sala Lilás em Anápolis, a terceira em Goiás

Projeto para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres contou com consultoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) 

A Polícia Técnico-Científica de Goiás inaugurou, nesta terça-feira (19), sua terceira Sala Lilás, localizada na 10ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnico-Científica (10ª CRPTC) de Anápolis. O novo espaço fortalece a rede de proteção às mulheres, que contava até então com salas na capital e em Aparecida de Goiânia.

As salas são espaços de acolhimento e atendimento humanizado para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade, estruturados para garantir segurança, sigilo, cuidado e suporte especializado durante a realização de exames de corpo de delito.

O projeto das Salas Lilás contou com consultoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) junto à Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), voltada ao aprimoramento da iniciativa e ao fortalecimento da governança e dos processos em todas as unidades.

Na ocasião, a Controladoria foi representada pela auditora-chefe em Segurança Pública da CGE, Cíntia Villac; e pela gerente de Auditoria de Políticas Públicas, Helem Assunção.

A inauguração da unidade em Anápolis representa mais um passo importante na expansão das Salas Lilás em Goiás, ampliando o acesso a um atendimento digno e especializado para as mulheres que enfrentam situações de violência.

Sala Lilás

O projeto conjunto das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Segurança Pública (SSP) é operacionalizado no âmbito das unidades de Medicina Legal da Polícia Científica. O objetivo é oferecer atendimento humanizado, acolhedor e integrado a mulheres, crianças, adolescentes e pessoas LGBTQIAPN+ vítimas de violência.

Mais de 8 mil pessoas já foram atendidas, desde o início do projeto, em 2021, segundo dados do Governo de Goiás. A cor lilás foi escolhida por seu simbolismo histórico na luta contra a violência de gênero e em defesa dos direitos das mulheres.

A atuação nas Salas Lilás é realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicas legistas, policiais femininas, além de profissionais da saúde vinculados à SES, como assistentes sociais, psicólogas, enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo