CGE participa ativamente de novo projeto do CONEM
O ‘Desapega!’ propõe assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade com a formação de ‘brechózeiras’
O Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade (CPMD) da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) participará ativamente da coordenação do projeto ‘Desapega!’, proposto na última reunião ordinária do Conselho Estadual da Mulher (CONEM), no dia 22 de outubro.
O objetivo do ‘Desapega!’ é criar oportunidades de empreendedorismo feminino para mulheres goianas em vulnerabilidade social, com capacitação no ramo de brechós. A iniciativa começa em Goiânia, mas depois poderá se estender para outras regiões do estado.
As representantes do CPMD da CGE, as auditoras-chefes Cíntia Villac e Alessandra Scartezini, explicam que agora os CPMDs iniciarão a arrecadação de roupas, calçados e acessórios masculinos, femininos e infantis entre seus colaboradores e a população. Para isso, o projeto também será lançado nas redes sociais nesta sexta-feira (25).
“Todos os itens arrecadados passarão por uma curadoria que será feita por nós, da coordenação do projeto. O que puder ser comercializado será destinado às novas empreendedoras do programa”, explicou Scartezini. O restante será doado. “A iniciativa une filantropia e sustentabilidade, incentivado o consumo sustentável e a preservação ambiental”, completou Villac. O que vem sendo chamado no mercado de “moda circular”.
Enquanto isso, a capacitação das mulheres participantes do ‘Desapega!’ será realizada pelo SEBRAE, entre os dias 11 e 22 de novembro. Elas receberão treinamento em marketing, atendimento ao cliente e finanças. No dia 24 de novembro, estrearão no Encontro de Brechós, evento que já ocorre em Goiânia e terá sua agenda expandida para incluir as novas beneficiárias.
Sobre o CONEM
O CONEM é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e atua em conjunto com os CPMDs presentes nos órgãos da administração pública estadual. Seu objetivo é implementar políticas públicas de atenção à mulher nos diversos aspectos da sua vida, desde saúde e segurança, direitos sexuais e reprodutivos, ao mercado de trabalho.
O Conselho Estadual da Mulher de Goiás (CONEM) foi criado em 1999, a partir de reivindicações dos movimentos de mulheres. É formado por um colegiado com uma presidenta eleita pelas entidades governamentais e não governamentais que o compõem, uma secretária executiva nomeada pelo Governo de Goias e mais uma equipe técnica de trabalho. Seu objetivo é exigir o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher, adotando, se necessário, medidas administrativas ou judiciais cabíveis.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás