CGE lança mais uma edição do projeto Embaixadores da Cidadania

Objetivo é capacitar os cidadãos goianos em temas ligados ao controle social e estimular ações práticas em todo o Estado, premiando as 10 melhores práticas

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) inicia, nesta quinta-feira (27/7), a pré-inscrição do Programa Embaixadores da Cidadania (EC). Tal iniciativa é voltada para a educação cidadã em Goiás e realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura de Goiás (Seinfra).

A exemplo do Estudantes de Atitude, o EC segue o modelo de competição ‘gamificada’, mas com público-alvo ampliado, podendo participar qualquer pessoa a partir de 16 anos de idade e independentemente do grau de escolaridade. Além de ser uma iniciativa gratuita, também é realizada a distância, possibilitando a participação de mais de pessoas, inclusive de outros estados e países na primeira fase.

O projeto está dividido em duas etapas, sendo que a segunda não é obrigatória. Na primeira, os participantes passarão por cursos e capacitações on-line sobre democracia e sua aplicação em favor da coletividade, transparência pública e controle social, de 13 a 28 de setembro. Os cursos teóricos serão realizados a distância, por meio de plataforma própria, com acompanhamento de tutores, acesso a podcasts de especialistas e atividades interativas.

Ao final desta fase, os participantes receberão um certificado de 40 horas, emitido pela UFG, e poderão escolher se seguirão para a segunda etapa, prevista para 02 de outubro a 12 de novembro. Aqui, estão previstos workshops e mentorias para colocar em prática as ações de impacto social pensadas pelos participantes. Além de certificado de 80 horas emitido pela UFG, a CGE também distribuirá R$30 mil em prêmios às 10 ações que se destacarem.

Em 2022, os autores das cinco melhores intervenções receberam premiação em dinheiro. O projeto “Cidadania não tem idade, corrupção não tem tamanho”, de Mariana Luize Ferreira, da cidade de Goiandira, ficou em primeiro lugar. Em segundo e terceiro, foram premiados projetos de Santa Cruz de Goiás e Águas Lindas de Goiás, respectivamente.

ATENÇÃO – Todas as informações sobre o projeto estão detalhadas no site https://embaixadoresdacidadania.go.gov.br/2023/ e é importante que os interessados fiquem atentos aos critérios e prazos de confirmação de cada etapa.

Assunto: Embaixadores da Cidadania inicia pré-inscrições nesta quinta-feira
Data: 27 de agosto de 2023 (quinta-feira)
Horário: a partir de 8 horas
Local: página oficial do projeto – https://embaixadoresdacidadania.go.gov.br/

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo