CGE lança 6º Edição do programa Estudantes de Atitude
As inscrições estão abertas até 17 de abril
Com o objetivo de promover cidadania, participação social e protagonismo estudantil, a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), lançou, em 26 de março, a 6ª Edição do programa Estudantes de Atitudes. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da CGE no YouTube. Acesse aqui.
As escolas interessadas em participar devem acessar o site Estudantes de Atitude e cadastrar o CPF do(a) diretor(a), no botão “Sistema de Gestão”. As inscrições poderão ser feitas até 17 de abril.
Novidades
Um dos objetivos desta nova edição do EA 2025 é incentivar os colégios que nunca participaram do projeto a se inscreverem com a criação da nova categoria “Escolas Estreantes”. Outra novidade é o aumento da quantidade de escolas premiadas, chegando a um total de 57 instituições contempladas.
Além disso, uma inovação é a criação da premiação específica para os estudantes orientadores do projeto. Os alunos cumprirão missões especiais ao longo das etapas regional e estadual e os 15 primeiros colocados na categoria receberão 2 mil reais cada.
Na edição de 2024, o programa bateu recordes no número de desafios entregues e auditorias realizadas, além de contar com mais de 700 escolas inscritas e 35 mil estudantes envolvidos, abrangendo 220 municípios goianos. O projeto também conquistou o 1º lugar no concurso de boas práticas do Consórcio Brasil Central, na categoria “Educação”.
Presenças
O lançamento contou com a presença do controlador-geral, Marcos Tadeu de Andrade; da secretária estadual de educação, Fátima Gavioli; do subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Diego Ramalho Freitas; da gerente de Participação Social da CGE, Elisa Cascão Ferreira; e do professor Joaquim Trindade (Seduc).
Marcos Tadeu reforçou a importância do envolvimento dos alunos, professores e coordenadores para o sucesso dessa iniciativa. “Este programa tem o papel de formar cidadãos capazes de ter um pensamento crítico, ajudando na formação da sociedade goiana. O programa já tem uma replicação em nível nacional como exemplo de Auditoria Cívica”, concluiu.
Dando continuidade à live, Fátima Gaviolli pontuou sobre o papel dos estudantes como agentes ativos de transformação em suas comunidades. “Um grande exemplo disso são as hortaliças cultivadas pelos próprios alunos em algumas escolas da rede pública, além de promover a sustentabilidade e a alimentação saudável, essas iniciativas mostram como pequenas ações podem gerar mudanças”, disse.
Por fim, o subcontrolador Diego Ramalho abriu espaço para que os participantes enviassem perguntas e esclarecessem suas dúvidas sobre o programa.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás