CGE inicia a implementação do PMO Goiás
Programas de Escritórios de Projetos (PMO) monitoram projetos sociais e governamentais e buscam melhorar as entregas ao cidadão
Os projetos da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), tais como o Compliance Público (PCP), Estudantes de Atitude, Embaixadores da Cidadania, Portal da Transparência, entre outros – passarão a ter o monitoramento mais aprofundado, buscando ainda mais êxito nos seus resultados.
Isso porque a CGE está instalando o Escritório de Projetos Setorial, mais conhecido pela sigla PMO (em inglês Project Management Office), sob a governança da Secretaria-Geral de Governo (SGG).
Instituído pelo decreto n° 10.251 de 2023, o PMO Goiás é um programa estadual capilarizado para monitorar e aplicar a governança e a gestão de projetos, desde a seleção, priorização das iniciativas, até a sua entrega final à sociedade. No primeiro momento, estão envolvidos mais de 60 servidores, que juntos vão adotar a nova metodologia de gestão em mais de três mil projetos.
Na última terça-feira (20/02), a equipe da SGG esteve na Controladoria para detalhar os processos e avaliar o nível de maturidade em que se encontra a CGE em relação aos seus programas. A aplicação metodológica e o monitoramento das ações serão feitos ao longo dos próximos 12 meses, com reavaliação anual.
Desde o ano passado, já foram implementados 11 PMOs em Secretarias e órgãos que concentram um volume considerável de projetos prioritários como: Secretaria de Educação (Seduc), da Saúde (SES), de Infraestrutura (Seinfra), dentre outras. A estimativa e que os PMOs estejam instalados em todos os órgãos públicos até 2024.
O objetivo final deste trabalho é alcançar benefícios com a diminuição das falhas em projetos, transparência das informações e a otimização dos recursos públicos aplicados por meio da gestão de entregas, prazos, custos e o tratamento de riscos. A consequência é uma entrega de melhores serviços de forma ágil e integrada aos cidadãos.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás