CGE-GO visita órgãos de controle interno na Bahia para troca de experiências 

Servidores da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) estiveram no estado da Bahia entre os dias 13 e 18 de outubro para troca de experiências e boas práticas em controle interno. A primeira parada foi na 44ª edição do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), finalizando com reuniões na Auditoria-Geral do Estado, na Corregedoria-Geral do Estado e na Controladoria-Geral do Município de Salvador. 

A visita foi realizada pelas auditoras-chefe Alessandra dos Santos Paz Esteves Scartezini, Cíntia Maria Gondim Villac e Fernanda Cristina Batista Bernardes e o assessor de Controle Interno Geovanni Maciel Gonçalves. 

A auditoria interna dos baianos integra a estrutura da Secretaria de Fazenda, enquanto a Corregedoria-Geral é ligada à Secretaria de Estado da Administração. Nas reuniões técnicas, integridade, auditoria interna, gestão de riscos, transparência, correição e resolução consensual de conflitos foram temas do intercâmbio. 

Estas três visitas técnicas servirão para embasar o procedimento padrão que as equipes técnicas da CGE, compostas por servidores das três subcontroladorias, utilizarão em futuras visitas técnicas. 

Aqueles que farão as visitas deverão seguir um roteiro de aproximadamente 60 questões para compreender o trabalho de auditoria, inspeção, gestão de riscos, correição, promoção da transparência pública, entre outros. Questões adicionais podem ser elaboradas e feitas pela equipe designada de acordo com a particularidade de cada instituição. 

De acordo com Scartezini, o intuito do Projeto Expedições é mapear e conhecer as melhores práticas em compliance, gestão de riscos, transparência, ouvidoria, governo aberto, avaliação de políticas públicas, correição, auditoria e inspeção nas capitais, nos Estados e no Distrito Federal. “Posteriormente, poderemos implementar estas práticas na própria Controladoria, melhorando a qualidade dos serviços públicos prestados aos goianos. Concomitantemente, estabelece-se uma rede de contatos e parcerias com outras instituições e governos”, completa. 

Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo