CGE-GO terá participação ativa no I Simpósio Politizar 2020

Graças à parceria em projetos com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), como o Embaixadores da Cidadania (2020) e o Estudantes de Atitude (2019), a Controladoria-Geral do Estado participará nessa edição do Politizar, que simula as atividades parlamentares adotadas na Assembleia Legislativa

O Governo de Goiás, por meio da vice-governadoria e da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), estará representado no I Simpósio Politizar 2020. Graças à parceria em projetos da CGE com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), como o Embaixadores da Cidadania (2020) e o Estudantes de Atitude (2019), o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, será um dos participantes da mesa de abertura do evento, dia 24 de setembro, às 19 horas, transmitida através do canal da Universidade Federal de Goiás no YouTube (UFG oficial), junto com o vice-governador, Lincoln Tejota. Além de Ziller, a cerimônia contará com a participação do reitor da Universidade Federal do Estado de Goiás, Dr. Edward Madureira e dos presidentes das casas legislativas estaduais e municipais, Deputado Lissauer Vieira e Vereador Romário Policarpo, respectivamente.

A participação é aberta ao público, tendo em vista que a principal proposta do simpósio, de acordo com a organização, é integrar o máximo de pessoas, estimulando o diálogo entre população, especialistas e parlamentares. O Politizar é um projeto de extensão que tem por objetivo simular as atividades parlamentares adotadas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. É um projeto de simulação das atividades parlamentares que vincula o tripé ensino, pesquisa e extensão. Simula, ainda, o trabalho de assessores parlamentares, jornalistas e fotógrafos.

Para o subcontrolador de Governo Aberto e Participação Cidadã da CGE, Diego Ramalho Freitas, o Politizar possui a virtude de conduzir o cidadão, especialmente os estudantes, a terem uma interação maior, e mesmo uma convivência, com o Poder Legislativo goiano – no caso, a Assembleia Legislativa. Compreender o papel e a importância do parlamento é fundamental para a manutenção e desenvolvimento da democracia, considera o subcontrolador.

Vários integrantes do projeto Embaixadores da Cidadania, que é realizado pelo Governo de Goiás por meio da CGE, já participaram também do Politizar. Ramalho destaca que “neste ano, nós teremos duas novidades no Politizar. Graças à parceria entre UFG, Alego e Governo de Goiás, os estudantes selecionados terão um momento com o vice-governador, que representará o Poder Executivo estadual, e um dos embaixadores será destacado como controlador-geral, ou seja, simulará o campo de responsabilidades e de atuação da Controladoria”.

Dentro do corpo de palestrantes do Simpósio estão: Bruno Taitson analista de políticas públicas da ONG ambientalista WWF-Brasil; Maria Laura Canineu, diretora do Human Rights Watch no Brasil; Daniele Kleiner, gerente de Bem-Estar para a região da América Latina do Facebook; Cassia Moraes do Youth Climate Leaders; Creomar Souza, conselheiro do Instituto de Relações Governamentais (irelgov); Patrícia Campos Melo, colunista do jornal Folha de São Paulo; Leandro Demori do The Intercept, entre outros convidados. Muitos professores especialistas da UFG atuarão na moderação dos painéis sobre saúde, orçamento público, meio ambiente, jornalismo político, direitos humanos e comunidades tradicionais do estado de Goiás. Em todos os seis painéis haverá ainda um representante do Poder Legislativo Estadual e Municipal.

O I Simpósio Politizar será realizado de 24 a 26 de setembro e contará, entre os palestrantes, com a presença de autoridades, acadêmicos e ativistas como Bruno Taitson, analista de políticas públicas da ONG ambientalista WWF-Brasil; Maria Laura Canineu, diretora do Human Rights Watch no Brasil; Daniele Kleiner, gerente de Bem-Estar para a região da América Latina do Facebook; Cassia Moraes do Youth Climate Leaders; Creomar Souza, conselheiro do Instituto de Relações Governamentais (irelgov); Patrícia Campos Melo, colunista do jornal Folha de São Paulo; Leandro Demori do The Intercept, entre outros convidados. Muitos professores especialistas da UFG atuarão na moderação dos painéis sobre saúde, orçamento público, meio ambiente, jornalismo político, direitos humanos e comunidades tradicionais do estado de Goiás. Em todos os seis painéis haverá ainda um representante do Poder Legislativo Estadual e Municipal. Clique aqui e confira a programação detalhada.

SAIBA MAIS

Inicialmente, o Politizar foi proposto por estudantes do Curso de Ciências Sociais da UFG com base em experiências semelhantes em outros estados (Politeia UnB, Parlamento Jovem Mineiro, PUC Minas e Parlamento Jovem Tocantinense, IFTO). Sua função principal é prover à comunidade, em especial estudantes universitários interessados no processo legislativo, o conhecimento e a vivência das atividades políticas, incrementando a comunicação entre Estado e sociedade civil e proporcionando uma experiência da prática do processo político estadual e nacional, tendo como foco o conhecimento das práticas políticas dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Logo, baseia-se em um processo decisório semelhante ao processo legislativo adotado na Alego.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

 
 
 
 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo