CGE, FGM e TCM-GO premiam prefeituras na 4ª edição do Programa de Compliance Público Municipal
44 prefeituras foram contempladas com selos bronze, prata, ouro e diamante. Evento ainda homenageou mentores, coordenadores e servidores destaque
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Federação Goiana dos Municípios (FGM) e o Tribunal de Contas do Municípios (TCM), premiou os gestores e servidores das prefeituras que participaram do Programa de Compliance Municipal 2025. O evento, que ocorreu no Centro de Convenções de Goiânia nesta quarta-feira (3), foi também a primeira agenda da Semana Internacional Contra a Corrupção de 2025.
Eles receberam os selos bronze, prata, ouro e diamante, de acordo com a pontuação alcançada no Programa. E ainda foram contemplados com equipamentos de informática, cuja quantia somou R$ 800 mil, que reforçam o apoio à gestão municipal e incentivam a continuidade das ações de melhoria.
A iniciativa representa um esforço conjunto entre as esferas estadual e municipal para fortalecer a boa governança, a ética e a transparência nas instituições públicas. Dessa maneira, o Programa assegura que os atos governamentais sigam os mais elevados padrões de responsabilidade e integridade.
O secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, ressaltou os avanços da quarta edição do Programa, que atingiu números significativos, tanto de adesão recorde dos municípios e da quantidade de cidadãos impactados, quanto de mentorias e formações realizadas. “A nossa esperança, que vem se realizando na região da quarta edição, é que que esse programa possa chegar aos mesmos resultados que o PCP, o Programa de Compliance Público de Goiás. Hoje nosso o Estado é o estado mais transparente do Brasil, fruto desse Programa”, disse, incentivando a replicação da metodologia a nível municipal.
O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Valcenôr Braz de Queiroz, representou o presidente da instituição, Joaquim Neto. Ele ressaltou o entusiasmo com o Programa e o interesse de prolongar a parceria. De maneira consoante, Ana Paula Machado, vice-presidente da FGM, também parabenizou o Programa, enfatizando como o PCM “é um caminho para combatermos a corrupção, mas tendo a orientação desses órgãos tão competentes que fazem um trabalho de excelência”.
Durante a cerimônia, foram entregues placas de homenagem aos coordenadores e mentores de cada eixo temático: Gestão de Riscos, Ética, Transparência/Ouvidoria. Os municípios foram convidados a ingressarem na Rede Goiana de Ouvidorias.
A coordenadora do PCM 2025 e gerente de Educação Cidadã da CGE, Marcella Chaves Borges Sarto, reconheceu a dedicação das equipes municipais. “Aceitaram o desafio de romper rotinas, rever procedimentos, modernizar estruturas e abrir suas portas para que o controle interno e a transparência se tornassem protagonistas”, apontou Marcella.
Sobre o PCM 2025
Nesta edição, foram 44 municípios participantes, a maior adesão já registrada, impactando diretamente 1,9 milhão de cidadãos. O avanço na área de Ouvidoria e transparência também foi expressivo: o número de prefeituras goianas integrantes ou em processo de ingresso na Rede Nacional de Ouvidoria saltou de 5 para 23 municípios; 18 implantaram canais de Ouvidoria e 11 aderiram ou concluíram a adesão ao Programa Nacional de Transparência Pública. O Programa ainda ultrapassou fronteiras, com quatro municípios goianos aderindo à Declaração de Governo Aberto de Vitória-Gasteiz (Espanha) alinhada à OGP, “reforçando o compromisso com a democracia, a transparência e uma governança mais inclusiva”, ressaltou Sarto.
Para alcançar esses resultados, mais de 3 mil capacitações foram realizadas com servidores, além de acompanhamentos individualizados por eixo em cada município, conduzidos por 17 mentores, a maior equipe já estruturada pelo programa.
A equipe foi composta pelos seguintes servidores: Carolina Costa Xavier, Flori da Costa Madureira Júnior, Haleária Alves de Alencar, Hélen Regina O. Ribeiro Capucho, Jorge Édipo Muniz do Carmo Moraes, Junior Jose Costa, Karine Lima, Marcus Machado de Lima, Marina Alvarenga Cordeiro de Sousa, Paula Roberta Nunes, Rener Gustavo Souza, Ricardo Orsini, Rodrigo Ribeiro Rezende, Rosiane Pimentel, Sâmara Anaiêh Pereira da Silva, Sérgio Thiago Dalescio e Tiago Borges.
Vencedores 2025
Os municípios premiados que tiveram nota entre 60 e 80% e premiados com Selo Bronze:
- Abadia de Goiás
- Caldas Novas
- Jaraguá
- Matrinchã
- Perolândia
- Planaltina
- Rio Quente
- Santa Bárbara de Goiás
Os municípios que alcançaram nota entre 80% e 95% e premiados com o Selo Prata:
- Águas Lindas de Goiás
- Bonfinópolis
- Ceres
- Corumbá de Goiás
- Formosa
- Inhumas
- Itajá
- Padre Bernardo
- Porangatu
- Quirinópolis
- Rio Verde
- Senador Canedo
- Valparaíso de Goiás
Os 2 municípios que obtiveram nota entre 95 e 98% e foram premiados com Selo Ouro:
- Chapadão do Céu
- Turvânia
O município que teve o melhor desempenho no programa, se destacando em sua excelência ao alcançar nota superior a 98%, sendo premiado com o novo Selo Diamante:
- Piranhas
Premiação dos municípios que se destacaram nesta edição por categoria
CATEGORIA 5 – MUNICÍPIOS QUE POSSUEM ENTRE 1 E 4.000 HABITANTES
- 2º lugar: Perolândia
- 1º lugar: Rio Quente
CATEGORIA 4 – MUNICÍPIOS QUE POSSUEM ENTRE 4.001 E 8 MIL HABITANTES
- 3º lugar: Santa Bárbara de Goiás
- 2º lugar: Itajá
- 1º lugar: Turvânia
CATEGORIA 3 – MUNICÍPIOS QUE POSSUEM ENTRE 8.001 E 20 MIL HABITANTES
- 3º lugar: Corumbá de Goiás
- 2º lugar: Chapadão do Céu
- 1º lugar: Piranhas
CATEGORIA 2 – MUNICÍPIOS QUE POSSUEM ENTRE 20.001 E 150 MIL HABITANTES
- 3º lugar: Ceres
- 2º lugar: Padre Bernardo
- 1º lugar: Formosa
CATEGORIA 1 – MUNICÍPIOS QUE POSSUEM MAIS DE 150.001 HABITANTES
- 3º lugar: Águas Lindas de Goiás
- 2º lugar: Valparaíso de Goiás
- 1º lugar: Senador Canedo
A Semana Internacional Contra a Corrupção continua na próxima semana, com uma programação imperdível. No dia 08/12, acontece a Cúpula Goiás 100% Transparente, no K Hotel, das 8h30 às 17h20. No dia 09/12, é a vez da Premiação do Estudantes de Atitude, no Centro de Convenções de Anápolis, das 8h às 12h. Por fim, no dia 10/12, o K Hotel recebe, pela manhã, as cerimônias de premiação do Programa Construindo Juntos, do Programa de Compliance Público Estadual (PCP) e do Programa Embaixadores da Cidadania. Acesse a programação completa aqui.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás








