CGE fará auditoria em programas de Saúde Mental da PMGO
Consultoria ajudará a identificar oportunidades de melhoria na gestão pública, auxiliando na tomada de decisões estratégicas
Uma auditoria de desempenho será realizada pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) nos projetos e ações implementados pela Polícia Militar goiana (PMGO), com foco na promoção da saúde mental dos policiais. A auditoria foi uma solicitação da própria PMGO para avaliar a eficiência dessas iniciativas e aprimorar sua gestão e resultados.
A atuação da CGE foi definida durante reunião realizada no dia 20 de fevereiro, entre auditores e gerentes da pasta e representantes da Polícia Militar. Foram apresentados os objetivos da auditoria, a metodologia de trabalho e as fases de todo o processo, que será conduzido de forma colaborativa, com o envolvimento dos servidores do Comando de Saúde.
“A auditoria de desempenho tem como foco a avaliação de resultados, analisando se os recursos disponíveis estão sendo aplicados de maneira eficiente e os programas atingindo os objetivos propostos”, esclareceu a auditora chefe da CGE, Cíntia Villac, destacando como a metodologia ajuda a identificar oportunidades de melhoria na gestão pública, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.
Além de Cíntia, participaram ainda da reunião, representando a CGE, os gestores Roberta dos Reis Silva (Finanças e Controle) e Carlos Milhomem (Planejamento e Orçamento) e a gerente de Auditoria de Conformidade e Desempenho, Fernanda de Mendonça.
A PMGO foi representada pelo comandante de Saúde, coronel Sandro Mendonça; pelo chefe da PM7, tenente-coronel Carlos Ney Silva; pelas psicólogas tenente-coronel Míriam Belém e major Denise Michelle de Lima; e pelo psiquiatra, 2º tenente José Carlos Silva Benevides.
Auditoria de desempenho
As práticas de auditoria de desempenho estão abrigadas na chamada nova administração pública, sendo exercidas já há cerca de dez anos por órgãos brasileiros de controle. Elas abordam aspectos da gestão, resultados alcançados e impactos sobre o ambiente externo, indo além das auditorias de conformidade, que tendem a se limitar aos aspectos legais e normativos que regulam as ações.
O objetivo geral da auditoria de desempenho é caracterizar as experiências de auditoria de desempenho implementadas pelos órgãos estaduais brasileiros de controle interno contribuindo para consolidar experiências e conceitos.
Comunicação setorial CGE – Governo de Goiás


