CGE e UEG avaliam riscos nas parcerias com Fundações de Apoio 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promoveu na última quarta-feira (2/7) um encontro com servidores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e ao Escritório de Compliance da instituição – como parte das atividades de consultoria de assessoramento realizadas pela CGE.  

A reunião foi conduzida pela gerente de Auditoria de Execução de Contratos, Juliana Osório Siqueira, e o auditor-chefe de Políticas Sociais e Inovação da CGE, Ellysson Fernandes Rosa. “O foco da nossa gerência é o aprimoramento na gestão das parcerias com as fundações de apoio, que são realizadas pela universidade”, explicou Juliana Osório. 

O objetivo principal das duas equipes foi discutir e aperfeiçoar as estratégias de identificação, análise e mitigação dos riscos envolvidos na celebração e execução dessas parcerias. “Uma iniciativa que visa garantir a segurança jurídica e a eficiência na aplicação dos recursos públicos”, complementou Ellysson Fernandes. 

Fundações de Apoio  

As fundações de apoio são instituições criadas com a finalidade de contribuir com projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse da instituição de ensino superior e das instituições de pesquisa. 

Para se tornar uma fundação de apoio à UEG, é necessário atender aos requisitos previstos no art.º 5 do Decreto 10.208/2023, que trata do relacionamento da universidade com as fundações, regido por contratos e acordos específicos, que estabelecem as responsabilidades e os objetivos de cada parceria.   

A parceria com a CGE, garante justamente o aprimoramento desta relação, culminando na maior qualidade do serviço de educação oferecido à população.  

Atualmente, três fundações de apoio estão credenciadas à UEG: a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Cultural – FRTVE; a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis – FUNTEC; e a Fundação de Apoio a Pesquisa – FUNAPE. Todas com contratos vigentes até 2028. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo