CGE e Seinfra premiam universitários na 3ª edição do Construindo Juntos
Programa incentiva a participação cidadã por meio de auditorias em obras públicas
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) promoveu, nesta quarta-feira (10), a premiação do segundo semestre de 2025 do “Construindo Juntos” – uma iniciativa de auditoria cívica de universitários em obras públicas estaduais. A premiação cujo valor soma R$ 41 mil foi distribuída entre 20 alunos, e a solenidade fez parte da programação da Semana Internacional Contra a Corrupção.
O programa conta com apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e de outras sete instituições de ensino. Consolidado como política pública, o Construindo Juntos reafirma o compromisso do Governo de Goiás com a transparência e o controle social.
Durante o segundo semestre deste ano, mais de 160 alunos de sete faculdades realizaram visitas técnicas em mais de 118 municípios e identificaram 263 achados de possíveis inconformidades, transformando o aprendizado acadêmico em experiência prática de cidadania e integridade no uso do dinheiro público.
O secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, afirmou que o governo de Goiás possibilita ainda mais transparência na sua gestão de investimentos com esse programa. “Somente uma gestão aberta, democrática, cidadã, abre as suas portas para um cidadão, um universitário, para que ele possa entrar em contato diretamente com o trabalho realizado pelo governo. Assim, há um aumento da transparência e da integridade, enquanto a confiança nas instituições é reforçada”, disse.
Representando o secretário da Seinfra, Adib Elias, o subsecretário de Controle Interno e Compliance, Cláudio Casalini, declarou que “olhando para o futuro, nosso objetivo é ampliar ainda mais a diversidade e a capilaridade do projeto. Queremos que o ‘Construindo Juntos’ atinja um novo patamar, inspirando-se no sucesso e na metodologia do ‘Estudantes de Atitude'”.
Experiência prática: pertencimento e responsabilidade
Para os estudantes, o envolvimento com o Construindo Juntos ultrapassa as fronteiras da formação universitária. Para Gabriela Lourenço, estudante de Engenharia Civil da UEG, o projeto possibilita uma vivência profissional, tanto por meio das visitas técnicas quanto das auditorias. “O nosso principal foco é a transparência. A gente fiscaliza as obras, analisa se os procedimentos estão sendo executados de maneira correta, para que os cidadãos possam receber o melhor possível”, disse.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás






