CGE e Pequilab realizam oficina para aprimorar Gestão de Riscos

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) realizou na última sexta-feira, 17 de janeiro, a oficina Gestão de Riscos na Escola de Governo Henrique Santillo. Em parceria com o laboratório de inovação da Escola, o PequiLab, a oficina contou com a participação de todos os gestores e assessores da CGE que trabalham no Programa de Compliance Público implantado nos órgãos da administração pública estadual no ano passado.

Em uma série de reuniões com os 21 órgãos, autarquias e instituições que participaram do primeiro ano do Programa de Compliance Público em 2019, a CGE obteve o retorno dos responsáveis pelas pastas sobre como as entidades assimilaram o programa em sua primeira fase e suas avaliações, críticas e sugestões de melhorias para 2020, quando serão identificados os riscos das áreas finalísticas.

Aprimoramento
A oficina realizada em parceria com o Laboratório de Inovação Pequilab, coordenado pelo professor Paulo Henrique Souza, foi pensada para trabalhar a melhoria da gestão de riscos nos órgãos, a partir do retorno dado pelas instituições, e que propostas de soluções podem ser aplicadas ao processo. A oficina é a oportunidade de reunir todas essas informações, condensá-las e trazer as soluções e as propostas que agreguem valor ao projeto de forma que o PCP possa ser aprimorado para esta próxima etapa.

De acordo com o gerente de Auditoria em Compliance, Luís Henrique Crispim, as principais sugestões colhidas nas reuniões e que foram discutidas na oficina dizem respeito à simplificação dos processos e procedimentos e ao incremento de relatórios gerenciais para auxiliar, de forma ainda mais efetiva, a direção dos órgãos na tomada de decisões. Durante esse encontro, foram analisadas e discutidas formas de implementar essas melhorias no PCP.

“A proposta da oficina é renovar e melhorar a sistemática de implementação da gestão de riscos”, observa a superintendente de Auditoria, Stella Maris Franco. “A expectativa é de implementar imediatamente as melhorias discutidas nessa oficina”, complementa.

A programação é para que, ainda no primeiro trimestre deste ano, todas as entidades do Governo de Goiás estejam com o Programa de Compliance Público implantado, atendendo determinação do governador Ronaldo Caiado, com vistas ao combate à corrupção para a entrega de melhores serviços e melhor infraestrutura à sociedade goiana.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo