CGE e Goiasprev realizam Jornada 2025 em Goiânia
Evento marcou a divulgação dos resultados do ano e a entrega do 2º Prêmio Co-Labora da CGE e de funcionários destaques da Goiasprev
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e a Goiasprev promoveram, na quarta-feira (26/11), a “Jornada 2025: o que construímos juntos”, evento dedicado a celebrar resultados, reconhecer talentos e fortalecer a cultura de governança, integridade e colaboração dentro da administração pública estadual. A programação ocorreu durante todo o dia, no espaço Giardino Eventos, em Goiânia.
Além de depoimentos de gestores e parceiros institucionais, o encontro apresentou as prestações de contas das subcontroladorias da CGE, das subsecretarias de controle interno e compliance da Saúde e da Infraestrutura, da equipe da Gestão Integrada, Escritórios de Projetos e Comitê da Mulher e da Diversidade, demonstrando avanços nos eixos de auditoria, governo aberto, correição, operações especiais, gestão integrada, projetos setoriais e diversidade. A cerimônia também marcou a entrega do 2º Prêmio Co-Labora, que valoriza as melhores iniciativas desenvolvidas em equipe pelos servidores da Controladoria e homenagens aos servidores destaque da Goiasprev.
O secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, destacou o fortalecimento da governança e da transparência no Estado de Goiás. “A atuação das equipes da CGE é responsável por um governo aberto e transparente, que de fato promove a participação cidadã. Temos grande participação por esse governo que enxerga num Programa de Compliance – e que, na verdade, está dentro do contexto da governança pública – a possibilidade de fazer aquilo que a sociedade, de fato, demanda”, afirmou.
Marcos Tadeu ressaltou, que desde 2019, Goiás vem inovando na implementação de políticas de integridade, incluindo o maior Programa de Compliance Público do Brasil, sustentado por pilares como Gestão de Riscos, Ética, Transparência e participação cidadã e Responsabilização. E o Prêmio Co-Labora é um dos frutos desta transformação na atuação da CGE.
“Tivemos 40 projetos inscritos este ano no Co-Labora. Cada área poderia escolher até duas iniciativas em equipe, e assim restaram 14 finalistas. Isso não quer dizer que os outros 26 não estejam à altura, apenas reflete a visão e os critérios adotados para este ciclo. Entre os 14 finalistas, três foram premiados, mas todos são excelentes e traduzem a essência do papel atual da CGE, de colaborar, assessorar, orientar e construir em conjunto. Não apenas fiscalizar e punir.”
Depoimentos reforçaram papel orientador e estratégico da CGE
O presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, ressaltou a proximidade entre as instituições e prestou homenagem à atuação da CGE no fortalecimento da integridade. “Assim que assumi a Goiasprev, recebi uma visita do então secretário, Henrique Ziller, para apresentar o Programa de Compliance. Isso não é comum no setor público. E esse relacionamento continuou com o Marcos e essa equipe tão dedicada, que quer entregar o seu melhor”, reconheceu.
O subsecretário Central de Orçamento da Secretaria de Economia, Mário Mendes Barbosa Júnior, enfatizou o caráter pedagógico do trabalho realizado pela Controladoria. “A tutela da execução orçamentária é uma ansiedade social. Mas punir o operador que não sabia sequer o que era uma natureza de despesa era ineficiente. O trabalho que a CGE faz de sentar-se junto, orientar e construir é preventivo, melhora a gestão e promove eficiência e transparência”, categorizou o gestor.
Já o diretor corporativo da Saneago, Leonel Alves, reforçou os resultados da governança compartilhada. “Portas abertas sempre para a CGE. O case de sucesso está aí com a própria Saneago: uma empresa que acumulava prejuízos até 2018 e hoje chega a mais de 600 milhões de reais em lucro. Isso também é fruto da governança que vocês ajudam a consolidar”.
Encerrando o momento de depoimentos dos órgãos parceiros, a assessora técnica estratégica da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Marcela Araújo Teixeira, também ressaltou o caráter colaborativo na atuação da CGE.
“Vocês não fazem fiscalização punitiva. Vocês pegam na mão dos agentes públicos para fazer da melhor forma possível. Sem o apoio da Controladoria, projetos inovadores como o Hospital Cora, entregue recentemente, não teriam tido o mesmo sucesso. A Controladoria teve um papel fundamental na estruturação desse trabalho desde o início. Foi um projeto inovador na contratação, na implantação. E tenho certeza de que, sem o apoio da CGE, não teria tido o sucesso que teve”, agradeceu a assessora.
Prestação de contas das subcontroladorias
A segunda parte da Jornada foi dedicada à prestação de contad de todas as áreas técnicas da CGE, referentes ao ano de 2025. As apresentações foram realizadas na seguinte ordem:
Subcontroladoria de Auditoria Interna e Controle, apresentada por Luís Crispim; Subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, apresentada por Weyk Gomes; Subcontroladoria do Sistema de Correição e Contas – apresentada por Maria do Carmo Póvoa; Subcontroladoria de Operações Especiais, com apresentação de Adriano Castro; Subsecretarias de Controle Interno e Compliance da Saúde e da Seinfra, apresentadas por Reneilton Abreu e Cláudio Casalini, respectivamente; Superintendência de Gestão Integrada (SGI), com Fabricío Carpaneda; Escritório de Projetos Setorial da CGE, com apresentação de Yuri Fernandes de Faria; e Comitê Permanente para Questões da Mulher e Diversidade (CPMD), apresentado por Cíntia Villac.
As exposições mostraram avanços significativos em auditoria, controle, integridade, governança, atendimento ao cidadão, gestão de riscos e fortalecimento de processos internos.
A Goiasprev também apresentou seu balanço de 2025, destacando projeções atuariais, sustentabilidade do fundo previdenciário, avanços tecnológicos e melhorias no atendimento aos segurados. O presidente Gilvan Cândido retornou ao palco para apresentar as conquistas da instituição e anunciar os servidores destaque de 2025, reconhecidos por sua dedicação, ética e contribuição ao serviço público.
Vencedores do 2º Prêmio Co-Labora 2025
A edição 2025 do Prêmio Co-Labora, estratégica para o fortalecimento da cultura de colaboração e para o cumprimento de exigências do Nível 3 do IA-CM (Internal Audit Capability Model), modelo internacional que estrutura a maturidade das auditorias internas no setor público, foi o ponto alto da cerimônia. Os projetos vencedores foram:
1º Lugar – Projeto IRIS
Concepção do sistema interno de Inteligência de Riscos e Integridade no Setor Público.

2º Lugar – Projeto Economia em serviços aéreos
Análise de precificação de locação de helicópteros, com potencial de economia para o Estado de Goiás.

3º Lugar – Projeto Eficiência Econômica na Saúde
Política de Eficiência Econômica, com ajustes firmados com Organizações Sociais e da Sociedade Civil.

A Jornada 2025 foi concluída com agradecimentos a todos os servidores da CGE e Goiaprev, reconhecendo que os avanços apresentados resultam diretamente do trabalho conjunto de equipes comprometidas com uma gestão pública íntegra e eficiente para Goiás. “O Co-Labora reafirma que ninguém transforma sozinho. Nosso valor está na união, no aprendizado coletivo e na capacidade de construir juntos”, encerrou o secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu.

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás


