CGE-GO promove curso de Mediação de Conflitos para integrantes de Comissão Permanente de Mediação
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), por meio da Gerência de Aprimoramento de Conduta e Solução de Conflitos, promoveu, nos dias 26 a 28 de agosto de 2025, o curso de Mediação de Conflitos voltado a integrantes da Comissão Permanente de Mediação dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
Com carga horária de 12 horas, a capacitação foi conduzida pelo gerente da CGE, Luis Fernando Carregal, e pelo instrutor da Escola de Governo do Estado de Goiás, Cesar Augustus Adorno Ferreira Lima, reunindo servidores de diferentes áreas que atuam diretamente na prevenção e solução de conflitos internos. Esta foi a segunda turma realizada no ano.
Prevista na Lei n.º 20.756/2020 e regulamentada pela IN nº 04/2024, a Mediação representa um marco na gestão pública estadual. O objetivo é oferecer um instrumento para a resolução de controvérsias e a autocomposição de conflitos interpessoais entre agentes públicos, fortalecendo a cultura do diálogo, da dignidade da pessoa humana e da pacificação de relações no âmbito da Administração.
De acordo com Luís Fernando, “a mediação tem se mostrado uma ferramenta estratégica para melhorar o clima organizacional, evitar a instauração de processos administrativos disciplinares e contribuir para a eficiência da gestão pública”. A prática busca, sobretudo, criar um ambiente de cooperação, no qual os próprios servidores, mediados de forma técnica, encontrem soluções consensuais para divergências e controvérsias do cotidiano funcional.
Com a realização de mais um curso, a Controladoria reforça o compromisso de consolidar a política de mediação nos órgãos e entidades estaduais, ampliando a formação de servidores preparados para lidar com situações de conflito de maneira construtiva e inovadora.


