CGE conclui consultoria de assessoramento no Plano ABC+ Goiás, da SEAPA
Objetivo foi subsidiar a criação do plano de mitigação de mudanças climáticas e sustentabilidade no agro
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) apresentou à equipe da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), na última terça-feira (25), o resultado da consultoria de assessoramento em relação à implantação do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na Agropecuária (Plano ABC + Goiás). A atuação da CGE teve como objetivo propor melhorias na nova política a ser adotada pela SEAPA.
O trabalho foi supervisionado pela Auditoria Especializada em Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente da CGE. “Apresentamos os principais pontos do relatório de consultoria, com ênfase na análise do desenho da política e nas sugestões de melhoria. Além disso, reforçamos que a CGE acompanhará a implementação das ações propostas e disponibilizará uma pesquisa de satisfação sobre o trabalho realizado”, explicou a auditora-chefe, Fernanda Cristina Batista Bernardes.
Além dela, a CGE foi representada na reunião pelo subcontrolador de Auditoria Interna e Controle em exercício, Reneilton Brito de Abreu; pela gerente de Auditoria de Monitoramento, Vânia Cristina Gonçalves, e parte da equipe da Gerência de Auditoria de Políticas Públicas, chefiada por Helem Assunção.
Da SEAPA estiveram presentes a subsecretária de Agricultura Familiar, Produção Rural e Inclusão Produtiva, Glaucilene Duarte; o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável, João Asmar Júnior; e a gerente de Sustentabilidade Agropecuária, Stella Miranda.
Plano ABC + Goiás
O processo de desenvolvimento e implantação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária em Goiás – Plano ABC + GO, gerido pela SEAPA.
O ABC+ é uma agenda estratégica nacional do governo brasileiro, voltada para o enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário e que deve ser executado até 2030, com adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis, com alto potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, sequestro de carbono atmosférico e combate ao aquecimento global.
O programa tem como diferencial o fundamento em conhecimentos científicos e sistematização de conhecimento técnico, utilizando tecnologias cuja capacidade de mitigação de gases do efeito estufa é comprovada.
Para isso, o plano inclui práticas como recuperação de pastagens degradadas; sistemas de plantio direto; integração entre lavouras, pecuária e floresta; uso de bioinsumos; manejo de resíduos da produção animal; entre outras práticas.
Como órgão gestor do plano, a SEAPA tem como desafio alcançar todas as regiões do Estado. Assim o assessoramento da CGE é de extrema importância para definição das políticas de gestão, análise e redução de riscos.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás