CGE compartilha experiências com controladores de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco
A visita técnica dos gestores serviu para conhecer os projetos de participação cidadã e governo aberto implementadas em Goiás pela Controladoria-Geral do Estado
Os controladores de Minas Gerais e atual presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), Rodrigo Fontenelle; do Espírito Santo, Edmar Camata; de Pernambuco, Érika Lacet; e o auditor-geral da Bahia, Luís Augusto Rocha, estiveram em Goiânia, nos dias 9 e 10 de agosto, para conhecer de perto as iniciativas da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Também participaram da comitiva a pesquisadora da Controladoria Geral de Santa Catarina-SC, Victória Vilvert e a professora especialista em Compliance Roberta Föppel.
Agenda cheia – Na quarta-feira pela manhã (9), eles visitaram dois Centros de Ensino em Período Integral (CEPI’s), que participam do projeto Estudantes de Atitude 2023: o Colégio Estadual da Polícia Militar Doutor José Feliciano Ferreira, em Guapó, e o Colégio Estadual Menino Jesus, de Trindade.
“A CGE-GO apresenta ao país um projeto que gera no aluno o que acho mais difícil no ambiente escolar: a sensação de pertencimento à escola. Isso tem muito a ver com a ideia do controle, de fazer com que o recurso público seja bem utilizado e, no futuro, esses alunos entendam que estão inseridos num contexto social”, observou o secretário de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo, Edmar Camata.
Durante as visitas, os alunos apresentaram as transformações geradas no ambiente escolar com a realização do programa, como explica a jovem Ana Gabriela Eugênio Prado, de Trindade. “Percebi que estamos muito mais empenhados agora e que nossa ação vai trazer muitos benefícios tanto para os alunos quanto para as pessoas que fazem parte da administração e futuros ‘cepianos’, como chamamos aqui”, resumiu a aluna.
O professor de Ciências e Biologia da unidade, Wilson Machado da Silva Filho, que orienta a turma da Ana Gabriela, também destacou o engajamento dos alunos. “Eles estão mais envolvidos! O nosso principal projeto é o Ágora (um espaço para reuniões), que servirá para as discussões dos alunos, reuniões, os clubes que eles fazem, para dar mesmo espaço ao protagonismo juvenil. Futuramente também planejamos uma quadra de areia”, informou.
O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, conduziu a visita e concedeu entrevista ao representante do Espírito Santo. O espaço escolhido para a gravação foi a biblioteca comunitária instalada pelos estudantes do CEPI de Guapó na calçada da escola. Uma iniciativa que possibilita a toda a comunidade acessar obras literárias de diferentes gêneros, num abrigo protegido e aconchegante.
“O aluno tem nesse processo, de avaliação e proposição de melhorias, uma mudança de atitude. Isso faz toda a diferença”, analisou Ziller. Para ele, o Estudantes de Atitude é a criação efetiva de uma cultura que pode ajudar o país a desenvolver um sentimento de cidadania, “tão necessário para que a gente construa uma nação melhor e na qual os recursos públicos sejam aplicados de maneira mais adequada, em prol dos que necessitam”, completou.
À tarde, os controladores conheceram a estrutura da CGE de Goiás e as mudanças administrativas realizadas na pasta feitas no início do ano.
CONECI-GO – já na quinta-feira (10) pela manhã, a comitiva participou do lançamento do Conselho Estadual de Controle Interno de Goiás (CONECI-GO). O evento realizado no auditório do Sebrae, contou com a participação de representantes dos 28 municípios membros do conselho.
O CONECI busca reforçar a atuação dos gestores em prol de uma administração mais eficiente, transparente, participativa e, agora, ajudando a fortalecer o sistema de controle nos municípios goianos.
À tarde, eles conheceram o escritório de compliance da Secretaria de Segurança Pública e gravaram os programas da CGE exibidos na TV Brasil Central e no canal do Youtube do órgão, O Tal do Compliance.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás