CGE capacita servidores para atuarem em Escritórios de Compliance dos órgãos 

Iniciativa cumpre quesito do regulamento do 2º Prêmio Governança do Programa de Compliance Público, que incentiva e reconhece boas práticas de governança e gestão de riscos nos órgãos e empresas do governo de Goiás. 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) realizou o primeiro ciclo de formação para servidores e empregados públicos dos escritórios de compliance da administração estadual. O curso foi realizado entre 9 e 13 de junho, na Escola de Governo. 
 
As aulas foram direcionadas aos coordenadores e membros dos escritórios de compliance, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre o PCP e fortalecer a aplicação de suas metodologias nas atividades práticas dos órgãos e entidades. “Capacitando os integrantes, eles se tornam multiplicadores das ações e orientações relacionadas aos eixos do PCP, garantindo a conformidade em todas as pastas do governo e ainda fortalecendo o senso de pertencimento”, considerou o subcontrolador de Auditoria Interna e Controle da CGE, Luís Henrique Crispim, que abriu a capacitação. 

A programação incluiu palestras sobre práticas ESG – perspectivas Ambiental, Social e de Governança; Planejamento Estratégico Institucional; Recomendações da CGE em SACs e IACs; Gestão de Riscos, Gestão e Fiscalização de Contratos e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Ética e Responsabilização; Transparência; Ouvidoria Pública. 

Em linhas gerais, o curso apresentou todo o Programa de Compliance Público implementado em Goiás desde 2019, e não apenas os prêmios. Os especialistas reforçaram a importância do PCP na gestão dos órgãos e empresas públicas, para além da obtenção das premiações, destacando a garantia da integridade, ética, transparência e responsabilidade nas entregas de serviços e políticas pública aos goianos. 

Equipe de especialistas 

Foram facilitadores da capacitação: os gerentes da CGE Lucimar Prado (Auditoria do Programa de Compliance Público), Alline Agapito (Auditoria em Gestão de Riscos) e Ricardo Orsini (Promoção de Valores); o PMO do Escritório de Projetos Setoriais da CGE, Yuri Fernandes; a secretária Executiva do Comitê Estadual de Proteção de Dados Pessoais, Giovana Rodrigues; o assessor da Gerência de Auditoria e Monitoramento, Murilo Mesquita; o gestor de Tecnologia da Secretaria da Economia, Marcos Branquinho; e os gestores de Finanças e Controle da CGE, Renato Nascimento, Márcia Aleixo, Sueil Filho, Andrei Azevedo e Ione Bastos. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo