CGE apresenta suas atividades a novos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Os 80 novos integrantes do quadro de servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD) conheceram o funcionamento da Controladoria-Geral do Estado (CGE), na tarde desta terça-feira (31/10), no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Eles se familiarizaram com o Programa de Compliance Público (PCP) em seus principais eixos de atuação como: Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos.
O controlador-geral, Henrique Ziller, deu as boas-vindas e lembrou que a administração pública de Goiás é uma Casa que acolhe bem e preza por prestar um serviço de qualidade ao cidadão.
A gerente de auditoria do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP) da CGE, Alline Miranda, fez uma contextualização do surgimento do PCP e elencou suas etapas, bem como a criação de um Ranking entre os órgãos públicos para promover uma competição saudável que ajudasse na performance da aplicação das normas do programa nas pastas do Governo.
Em seguida, Ricardo Orsini, da gerência de Promoção de Valores da CGE, falou da importância da Formação Ética no Serviço Público. Fez vários questionamentos aos novos colaboradores da Semad e mostrou que a postura ética tem muito de convencimento e internalização de valores. Orsini lembrou o caráter amigável do Código de Ética do Servidor Público de Goiás que foi elaborado a partir de uma consulta pública.
Já o Superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã da Sinfra e ex-ouvidor-Geral do Estado, Danilo Borges, falou sobre o eixo II do PCP – Transparência. Danilo descreveu o trabalho de ouvidoria e as formas de denúncia que são disponibilizadas ao cidadão.
Por fim, Adriano de Castro, auditor especializado da área de Meio Ambiente, explicou o funcionamento da Controladoria-Geral por meio de uma carta de serviços aos órgãos. Os gestores da CGE colocaram a pasta à disposição para orientar sobre a aplicação, em especial, da Gestão de Riscos.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás