CGE apresenta resultados do 1º semestre do Programa de Avaliação e Melhorias nas ações de Controle 

Intuito é promover melhorias contínuas nos processos de auditoria e controle realizados

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) divulgou, nesta quinta (19/9), os resultados do 1º semestre de 2024 do Programa de Avaliação e Melhoria da Qualidade das Ações de Controle (PAQ-CONTROLE). De acordo com a Portaria Nº 163/2024, o programa tem por objetivo produzir informações gerenciais e promover ações que visem à melhoria contínua dos processos de trabalho e dos produtos decorrentes das ações de controle. 

O PAQ-CONTROLE, sob responsabilidade da Subcontroladoria de Auditoria Interna e Controle (SAIC), avaliou auditorias em órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e a Secretaria da Retomada, além de realizar consultorias em instituições como a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Educação (Seduc).  

As avaliações abordaram aspectos relacionados à compreensão dos objetivos da auditoria, possibilidade de melhoria da gestão e se os resultados do trabalho têm potencial de alcançar os objetivos da pasta, relevância dos temas, adequação de pessoal, dentre outros.  

Principais Resultados: 

  • Satisfação Geral: O índice de satisfação das auditorias foi extremamente positivo, com 99,49% de aprovação das pastas auditadas e 97,97% de satisfação geral das equipes técnicas, auditores e supervisores. 
  • Melhorias Propostas: A CGE identificou a necessidade de maior capacitação dos auditores e de ajustes nos prazos de auditoria, além de recomendar um envolvimento mais ativo do Gabinete da CGE em casos de dificuldades de acesso à informação. 
  • Lições Aprendidas: A importância de uma comunicação clara e o fortalecimento das capacidades técnicas foram destacados. 

Para o subcontrolador de Auditoria Interna e Controle, Luís Henrique Crispim, a apresentação dos resultados reflete o compromisso em garantir que os processos de auditoria e controle sejam constantemente aprimorados. O objetivo da mensuração desses resultados é assegurar que cada ação de controle tenha impacto positivo, promovendo maior transparência, eficiência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos para a sociedade. 

Na ocasião, os resultados do primeiro semestre foram apresentados internamente para conhecimento e aprovação por parte do Comitê Superior de Controle Interno. Ao final, foram apresentadas as ações que necessitariam de um olhar mais atento da alta gestão para o próximo semestre. 

Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo