CGE apresenta projeto de educação cidadã em eventos em SP
ENEC e CCED têm em comum a preocupação de fortalecer e impulsionar a educação cidadã e democrática em todo o país
Servidores da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) marcaram presença no Encontro Nacional de Educação Cidadã (ENEC) 2024 e do Conselho Consultivo para a Educação Democrática (CCED) 2024, realizados nos dias 08 e 09 de novembro, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), em São Paulo.
Durante a Feira de Iniciativas do primeiro encontro, os servidores Diego Ramalho Freitas, Elisa Cascão Ferreira e Júnior José Costa tiveram a oportunidade de apresentar o projeto ‘Estudantes de Atitude’ e distribuir o livro ‘Transparência, Responsabilidade e Participação Democrática’, de autoria do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller. “O livro apresenta reflexões com base em conceitos e políticas públicas de educação”, explica o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Diego Ramalho.
Este ano, o ENEC teve como tema a Educação Cidadã na Era da Emergência Climática, abordando temas como o fortalecimento de políticas públicas de educação ambiental e cidadã, o combate à desinformação ambiental e a Justiça Climática. De iniciativa da Rede Nacional de Educação Cidadã, o evento é o principal do Brasil exclusivamente destinado a discutir as perspectivas da educação cidadã e conectar lideranças do meio.
Conselho Consultivo de Educação Democrática de 2024
Ainda em São Paulo, no dia 09 de novembro, a equipe da CGE participou do Conselho Consultivo de Educação Democrática de 2024 (CCED 2024), um espaço de colaboração e diálogo voltado para o fortalecimento da educação cidadã e democrática no Brasil, restrito a 80 representantes de entidades de todo o país.
O objetivo foi discutir o funcionamento da Comunidade brasileira e elaborar iniciativas conjuntas que, em rede, consigam impulsionar a educação cidadã nos níveis estaduais. Em Goiás, a CGE-GO coordena dois projetos relacionados, e que já servem de modelo para outros estados brasileiros: Estudantes de Atitude e Embaixadores da Cidadania.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás