CGE anuncia os vencedores do 5º Ranking do Programa de Compliance Público 2023

As secretarias estaduais goianas foram divididas em três grupos, de acordo com a quantidade de servidores

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE/GO) premiou as Secretarias e entidades públicas que se destacaram no 5° Ranking do Programa de Compliance Público (PCP) 2023, na tarde de quarta-feira (06/12), no auditório Goyazes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/GO). A solenidade teve início com uma bela apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar. A premiação fez parte da Semana Internacional Contra a Corrupção. O controlador-geral, Henrique Ziller lembrou que, durante esse período, é tempo de fazer um balanço de atividades e de reconhecer a adesão dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Goiás na implementação de ações que visam aprimorar a governança e a gestão pública.

Em seguida, o controlador-geral, Henrique Ziller e o Reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel, assinaram o termo de cooperação para a oferta do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Controle Interno Público, com início previsto em 2024. O superintendente da Controladoria Especializada em Participação Cidadã da CGE, Leandro Monteiro, detalhou que o curso será uma forma de unir um centro de excelência – UEG- com o conhecimento tático dos servidores da CGE. O curso será ofertado de forma híbrida para 40 participantes que terão que estudar 4 eixos: gestão, pessoas, controladoria e auditoria.

Após a apresentação de um vídeo com registros de alguns momentos PCP 2023, a gerente de Auditoria em Gestão de Riscos da CGE, Fernanda Cristina Bernardes, fez uma homenagem especial ao Escritório Permanente de Compliance Público da Secretaria de Segurança Pública (SSP), capitã Priscila Andrade; e à Secretaria Executiva de Compliance da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Emília Teixeira, representando todas as secretarias e escritórios dos órgãos participantes. Como relembrou Ziller, em 2023 foram extintas as unidades de controle interno nos órgãos, “o que poderia causar desgaste no programa, mas agora entendemos que a retirada provocou uma maior maturidade na gestão de riscos, e que a criação das secretarias e escritórios foi acertada vendo que os resultados continuam relevantes”, comentou.

Em 2023, 44 órgãos e entidades participaram do ranking e se dedicaram a cumprir os 20 quesitos estabelecidos. Como nos anos anteriores, em 2023 os órgãos e entidades foram divididos em 3 grupos, de acordo com a quantidade de servidores ou empregados públicos:
Grupo 1 – até 250 servidores ou empregados públicos;
Grupo 2 – até 1.049 servidores ou empregados públicos e
Grupo 3 – a partir de 1.050 servidores ou empregados públicos.

Premiação

Este ano, os três primeiros lugares ficaram com: Grupo 3: Polícia Civil (DGDP), Grupo 2: Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e no Grupo 1: Companhia de Investimentos e Parcerias (Goiásparcerias). (veja abaixo o ranking completo).

Para o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, que conquistou o 2º lugar no Ranking do PCP, no grupo 1 (até 200 colaboradores), este resultado reflete o apoio dado pela alta gestão da empresa para ações que estimulam a transparência e ética. Em nome do diretor de Compliance, Yuri Tejota, homenageio toda a equipe envolvida. “Este prêmio reflete o trabalho árduo da nossa equipe, do nosso Escritório do Compliance. Foi uma evolução enorme. Nós saímos praticamente das últimas colocações para o segundo lugar, talvez o maior salto conquistado no Ranking”, reflete Baldy.

Ranking do Programa de Compliance Público (PCP) 2023

1º Lugares
GRUPO 1: COMPANHIA DE INVESTIMENTO E PARCERIAS DO ESTADO DE GOIÁS – GOIÁS PARCERIAS
GRUPO 2: AGÊNCIA GOIANA DE DEFESA AGROPECUÁRIA – AGRODEFESA
GRUPO 3: POLÍCIA CIVIL – DGPC

2º lugares
GRUPO 1: AGÊNCIA GOIANA DE HABITAÇÃO – AGEHAB
GRUPO 2: AGÊNCIA GOIANA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA, EXTENSÃO RURAL E PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMATER
GRUPO 3: SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA – SSP

3º lugares
GRUPO 1: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE GOIÁS – FAPEG
GRUPO 2 AGÊNCIA GOIANA DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES – GOINFRA
GRUPO 3: POLÍCIA MILITAR – POLÍCIA MILITAR – PM

Comunicação Setorial da CGE

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo