CGE amplia conhecimentos sobre a Cadeia de Valor Integrada de Goiás
Tal abordagem ajuda os órgãos públicos a compreenderem melhor os seus objetivos, priorizarem processos, realizarem o planejamento estratégico mais assertivo e ajustarem as estruturas organizacionais
A pedido da Gerência de Auditoria em Gestão de Riscos da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), a Gerência do Escritório de Processos da Secretaria de Administração e Gestão da Secretaria de Administração (SEAD), promoveu uma reunião virtual, no dia 25 de março, com o objetivo de apresentar a estruturação da Cadeia de Valor Integrada do Estado de Goiás e consequente arquitetura processual relacionada. Em síntese, esse é o primeiro passo para um órgão planejar e qualificar a sua gestão.
“Nossa equipe está em campo promovendo consultorias de orientação in loco aos Escritórios de Compliance dos diversos órgãos e entidades que fazem o Gerenciamento de Riscos. E uma dessas orientações conecta a Gestão de Riscos aos macroprocessos da administração. Então fizemos a solicitação e eles promoveram essa troca de informações”, explicou a gerente da CGE, Alline Agapito, sobre o surgimento da demanda da reunião.
No escopo das consultorias, dentre outras orientações, a CGE tem fomentado a necessidade de se vincular a identificação dos riscos estratégicos aos macroprocessos de trabalho constantes da Cadeia de Valor. Por isso, a reunião buscou ampliar o conhecimento sobre o tema e facilitar as orientações que têm sido feitas nas consultorias.
Gestão integrada
A Cadeia de Valor Integrada do Estado de Goiás é um método de gestão e governança, que fornece uma visão sistêmica de todos os processos de trabalho, os quais, quando executados de forma integrada pelos órgãos e entidades estaduais, entregam um resultado melhor à sociedade.
Elaborada pela SEAD, por meio da Gerência do Escritório de Processos, a intenção da Cadeia de Valor Integrada é maximizar a maturidade da gestão induzindo uma mudança cultural na maneira de operar os processos institucionais, especialmente os de atendimento ao cidadão, ampliando sua confiança. A ideia é mudar o foco na administração pública para o foco no cidadão.
“O cenário atual do serviço público exige mudanças que ampliem a capacidade de entregar serviços de qualidade ao cidadão. E promover uma gestão integrada e simplificada é essencial para isso”, destacou a gerente da SEAD Alda Wanessa Prudente, que conduziu a reunião.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás
