Centro de Educação Infantil auxilia famílias da região Norte de Goiânia

As famílias com crianças até 6 anos da região norte de Goiânia, nas proximidades do Residencial Morada do Bosque, agora estão servidas com um novo Centro de Educação Infantil (CEI) que atenderá 70 crianças por vez. O CEI Assunção, construído com suporte de recursos do Cheque Mais Moradia do Governo de Goiás e nos padrões do Projeto Criança Cidadã, foi inaugurado neste sábado (05/12) em parceria entre Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Paróquia Nossa Senhora Assunção, que também ficará responsável pela administração.

A solenidade de inauguração contou com as presenças da presidente de hora da OVG, Valéria Perillo, o presidente da Agehab, Luiz Stival, e do Padre Marcos Rogério, à frente da Paróquia. “Ver isso acontecendo, é uma alegria enorme. O Governo do Estado, por meio da Agehab, fez a doação de R$ 191 mil e hoje estamos inaugurando essa creche que dará segurança às mães e pais trabalhadores. Sou mãe e sei a diferença que um Centro de Educação Infantil faz na formação de uma criança”, observou Valéria Perillo.

Segundo o presidente Luiz Stival, o Projeto Criança Cidadã tornou-se uma referência ao atender as comunidades de diversos municípios dando suporte para família que não têm onde deixar os filhos menores para que pais trabalhem. “Temos trabalho para fortalecer parcerias, como esta com a associação da Paróquia Assunção, para colocar em prática a missão da Agehab de dar não somente dignidade em moradia, mas também oportunidades para as comunidades se desenvolverem”. Primeira unidade do Morada do Bosque, o novo CEI poderá atender ainda famílias da Vila Itatiaia, Village Atalaia e dos residenciais Alice Barbosa e Orlando de Morais.

Tranquilidade

A dona de casa Zilma Maria da Silva, de 51 anos, afirma que agora terá condições de seguir com um tratamento de saúde mais tranquila, porque terá onde deixar o neto mais novo, Gabriel Silva, de 2 anos e meio. “A mãe dele e o pai trabalham e os meninos ficam comigo. O mais velho já vai para a escola, mas o menor não tinha com quem ficar. Eu sempre acabava tendo de levar ele para o médico junto comigo, mas nesta idade ele ainda é muito dependente e fica inquieto”, conta a avó, moradora do Village Atalaia. Ela é apenas uma das muitas famílias a serem beneficiadas.

Com 461 metros quadrados de área construída, a unidade foi iniciada em 2014 em um terreno de 2 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Goiânia. O projeto segue o modelo das unidades do Criança Cidadã e conta com salas de administração, de orientação pedagógica, de atividades, de higienização, berçários, banheiros, playground, refeitório e copa, além de outras dependências. Dispõe também de um gabinete odontológico pediátrico, que, de início, vai atender somente as crianças da unidade, mas poderá beneficiar toda a comunidade futuramente. O CEI tem ainda uma sala para cursos de profissionalização, que serão ministrados no período noturno.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo