Capacitação da CGE fortalece o Programa de Compliance Público em Goiás
Com o objetivo de fortalecer a atuação dos Escritórios de Compliance (unidades de suporte dos Comitês Setoriais) no âmbito de cada órgão/entidade do Governo de Goiás, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), em parceria com a Escola de Governo, concluiu a capacitação de mais uma turma de servidores estaduais, na última sexta 23/8. Ao todo, foram capacitados 120 servidores, sendo 79 em 2023 e 41 em 2024, em sua maioria coordenadores dos Escritórios de Compliance.
O curso deste ano contou com a abertura e participação do subcontrolador de Auditoria Interna e Controle da CGE, Luís Crispim, e foi conduzido pelas auditoras da Gerência de Auditoria do Programa de Compliance da CGE, Lucimar Prado Silva e Márcia Aleixo; além das auditoras da Gerência de Gestão de Riscos, Fernanda Bernardes e Ione Bastos.
A capacitação contou ainda com a participação de convidados da CGE que abordaram os eixos de Ética e Responsabilização (Ricardo Orsini), Transparência (Júnior Costa), Ouvidoria (Andrei Lima), bem como, demais temáticas pertinentes ao 1º Prêmio de Governança, a saber: Planejamento Estratégico (Alline Agapito), Práticas ESG (Bruno Rolim), Atendimento às recomendações da CGE (Murilo Mesquita) e Divulgações Estratégicas (Carolina Augusta).
Para Lucimar Silva, a capacitação tem como principal propósito orientar os servidores a aplicarem seus aprendizados sobre Ética, Transparência, Responsabilização, Gestão de Riscos e Governança em suas pastas. “Esse é um momento enriquecedor para os Escritórios, pois serve como incentivo para as instituições promoverem uma gestão pública de qualidade ao cidadão”, afirma.
Desde a instituição do Programa de Compliance Público (PCP), decretado em 2019 no Estado de Goiás, os Escritórios de Compliance tornaram-se fundamentais para a efetivação do programa dentro das instituições, formando a base para uma atuação assertiva dos Comitês Setoriais.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás