Capacitação ajuda a melhorar atuação da CGE, diz secretário
O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, afirmou hoje (21/6), na abertura do curso Técnica de Auditoria de Contas, que a capacitação de servidores é de fundamental importância para elevar o nível do trabalho desenvolvido nas áreas de controle interno e auditoria. O evento é organizado pela CGE por meio de parceria com a Controladoria Geral da União, reunindo 50 técnicos da CGE e outros seis participantes do Tribunal de Contas dos Municípios.
Conforme Siqueira, o curso é importante para os servidores, mas principalmente para a administração pública de Goiás, que passa a contar com profissionais cada vez mais qualificados para as funções de controle interno, combate à corrupção, ouvidoria e corregedoria. O titular da CGE também ressaltou a importância das parcerias com a CGU e com o TCE que, segundo ele têm colaborado de forma efetiva para a atuação e consolidação da Controladoria do Estado.
A propósito das parcerias, José Calos Siqueira citou a realização de dois eventos neste mês de junho – o seminário Investimentos para Municípios e o 1º Encontro de Capacitação das Controladorias Internas dos Municípios – que tiveram participação ativa da CGU e do TCM, alcançando plenamente os objetivos. Ele relatou o resultado da avaliação realizada no segundo evento, quando os mais de 400 participantes oriundos de 202 municípios goianos conferiram índice de 99,03% de aprovação ao encontro e 98% aos professores.
Programa
O chefe regional da CGU em Goiás, Dilermando José da Silva, disse que a capacitação de profissionais que atuam nos segmentos de controle interno faz parte das ações do órgão federal. Ele proferiu a palestra de abertura, abordando o tema O Papel Institucional-Legal da CGU, com relato das principais ações e metas perseguidas por aquele órgão federal.
Hoje, durante todo o dia, se realiza o painel Auditoria de Contas, com foco em temas como planejamento, acompanhamento de programas de governo, normas para o processo de contas, ordem de serviço e procedimentos, principais resultados nas auditorias de contas e acompanhamento permanente dos gastos – boas práticas. Os instrutores são Divino Araújo dos Santos, Fernando Correa Costa, Luiz Gonzaga Álvares de Oliveira e Márcia Helena de Oliveira Emos. Amanhã, o painel versará sobre Convênios Federais, com abordagem dos temas conceituação, legislação, achados de auditoria/fiscalização e metodologia de análise. Os instrutures são Gilberto Ricardo e Renato Barbosa Medeiros.
(CGE – 3201-5366)