Auditores da República de Moçambique realizam visita técnica na CGE/GO

O controlador-geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Ziller, recebeu, nesta segunda-feira (30/10), uma visita técnica dos auditores da República de Moçambique, David Miranda, Rogério Juma, Hermínio Chivura e Dique Mateus. Também participaram do encontro o representante da CGU em Goiás, Adenísio Álvaro de Souza e gestores da CGE. Antes de serem recepcionados na Controladoria, a comitiva moçambicana participou de um tour pelos principais monumentos e prédios históricos da Praça Cívica de Goiânia.

Em seguida, eles trocaram experiências envolvendo sistema de auditoria interna baseado em riscos, planejamento estratégico, mediação de conflitos e processos internos de controle. Ziller detalhou todo o funcionamento da CGE e enfatizou a importância da Lei de Acesso à Informação (2012), onde o sigilo passou a ser a exceção e a divulgação da informação, a regra.

Segundo o chefe do Departamento de Finanças de Moçambique, Dique Mateus, as auditorias em Moçambique são feitas com base em conformidade e pouco focadas na gestão de riscos. “Esse é o nosso desafio, pensar qual é o modelo ideal para nosso país. Por isso viemos conhecer e depois adequar o modelo que melhor caiba na nossa realidade”, explicou.

Goiás foi o último estado visitado pela delegação, que já passou por Brasília, na Controladoria-Geral da União; São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Em cada lugar foram vistas as diversas nuances da forma de auditar usando a metodologia da gestão de riscos. 

Os gestores Fábio Jubé e Kérima Parreira, da Auditoria Interna de Harmonização e Gestão Estratégica da CGE, mostraram o processo de mudança com foco na gestão de riscos, que começou em 2015 e foi se fortalecendo até a posse do governador Ronaldo Caiado, em 2019, quando surgiu o Programa de Compliance Público em Goiás (PCP) utilizando os quatro eixos: ética, transparência, correição e gestão de riscos. Atualmente, 49 órgãos da administração aplicam o PCP,  e atingiu o nível dois do modelo de capacidade de auditoria interna para o setor público (IA-CM), sendo a segunda unidade federada a conquistar o feito. 

Na parte da tarde, “Auditoria, Inspeção, Monitoramento e Benefícios gerados” foi o tema dos gestores Adriano Castro, Fábio Assunção e Vânia da Silva. A chefe de gabinete da CGE, Bruna Piza, explicou como é feita a interação entre a representação da CGU/GO, CGE e demais órgãos de controle do Estado. 

No final da tarde, a gerente de Educação Cidadã, Gabriella Pio, apresentou o Programa de Compliance Público adotado nos municípios goianos e detalhou a atuação do Conselho Estadual de Controle Interno (Coneci), sob a coordenação da CGE. O gerente de Participação Social da CGE/GO, Calebe Cerqueira, explicou aos visitantes sobre o ecossistema de Participação Cidadã.

 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo