Auditor da CGE representa Goiás no 2º Encontro de Auditoria e Controle Interno do Rio de Janeiro
Com a palestra “A auditoria é feita por pessoas e para pessoas”, o auditor-chefe Fábio Jubé destacou o papel humano e social da auditoria interna
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) marcou presença no 2º Encontro de Auditoria e Controle Interno do Estado do Rio de Janeiro, realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro. Representando a CGE, o auditor-chefe Interno de Harmonização e Gestão Estratégica, Antônio Fábio Jubé Ribeiro ministrou a palestra ‘A auditoria é feita por pessoas e para pessoas’, em que abordou o papel humano da atividade de auditoria e sua relação direta com a sociedade.
O evento foi promovido pela Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ), por meio da Auditoria Geral do Estado (AGE), e reuniu autoridades, especialistas e servidores de diferentes órgãos de controle para debater inovação, eficiência e boas práticas em auditoria governamental.
Durante a apresentação, Fábio utilizou exemplos práticos e fundamentos das Normas Globais de Auditoria Interna para ilustrar como a Inteligência Artificial vem impactando o trabalho do auditor. Ele destacou a importância do profissional de auditoria estar cada vez mais alinhado à tecnologia, à inovação e ao uso estratégico de dados, como forma de fortalecer a eficiência e a relevância da atividade no setor público.
Para concluir, Fábio trouxe uma reflexão sobre os resultados da auditoria interna para cidadãos e organizações no setor público. “Resultados e conclusões criteriosas da auditoria interna podem contribuir para responder à pergunta mais ampla: “a política trouxe os resultados pretendidos e, se não, quais mudanças devem ser feitas?”, concluiu.


Conferência
Com o tema “Habilidades Essenciais e Mentalidade de Inovação”, o encontro trouxe à pauta temas como liderança e gestão de equipes, modelo de capacidade em auditoria interna (IA-CM), estruturação de controles internos municipais, comunicação não violenta, Lei Anticorrupção e as tendências e desafios da auditoria governamental.
O encontro também serviu como espaço de troca de experiências e integração entre os órgãos de controle estaduais e municipais, fortalecendo a rede de auditoria e promovendo o aperfeiçoamento contínuo das práticas de controle interno.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás


