Agenda de Governo Aberto em Goiás evidencia conquistas, desafios e colaboração internacional 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) reuniu servidores, colaboradores e representantes do Fórum de Governo Aberto Goiano, na manhã desta quarta-feira (19/11), no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para o evento “Agenda de Governo Aberto em Goiás: Avanços, Desafios e Perspectivas”.  

O objetivo foi refletir sobre o tema que tem transformado a forma de governar no mundo inteiro, aproximando o cidadão do Estado e garantindo que as decisões públicas sejam transparentes, participativas e guiadas por valores de integridade, inovação e responsabilidade. 

“Foi um encontro maravilhoso, porque discutimos a temática demonstrando o que está sendo feito na prática em Goiás, como os programas Estudantes de Atitude, Embaixadores da Cidadania e o Compliance Municipal (PCM), ouvindo também a experiência da representante de Buenos Aires, que faz parte da OGP Local”, afirmou o secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, na abertura do evento.  

“A Controladoria tenta estar sempre a frente, promovendo essas discussões tão importantes para o governo e toda a população goiana”, reiterou o secretário, que foi sucedido pelo membro do Fórum de Governo Aberto e presidente do SindGestor, Edmilson Moura de Oliveira.   

“Quando a gente fala de Estado Democrático de Direito, estamos falando também do acesso do cidadão aos serviços e à participação na governança. O Controle Social é uma coisa extremamente importante, é um compromisso com a cidadania e o Fórum de Governo Aberto do Governo do Estado de Goiás é um espaço onde isso se materializa aqui em Goiás”, reconheceu Edmilson. 

Também integrante do Fórum, Juscimar Ribeiro, representante da OAB e da sociedade civil, destacou a preocupação do governo estadual com a capacitação dos servidores. “O Estado se fortalece através das ações dos seus servidores e eles estão cada vez mais profissionalizados. A OAB estará sempre à disposição para fortalecermos as políticas de transparência, participação e conhecimento do que se passa nas ações governamentais”, afirmou Juscimar. 

Pioneirismo e reconhecimento nacional 

Pioneiro na adesão às políticas de Governo Aberto no Brasil, o Estado de Goiás tem investido fortemente na transformação de sua gestão por meio de projetos de participação cidadã e adesão à organismos como a Open Government Partnership (OGP). O encontro foi um momento para apresentar aos participantes todo o caminho já percorrido pela administração, por meio da atuação da CGE. 

Para isso, os principais projetos implementados pela CGE para um governo mais participativo foram apresentados pelos seus gestores. O assessor da CGE, Thiago Barros Fernandes de Farias, iniciou as explanações com o tema “A OGP como marco para a consolidação do Governo Aberto em Goiás”. 

Ele demonstrou todo o caminho percorrido por Goiás até se tornar reconhecido nacionalmente por seu nível de transparência, pela robustez dos seus canais de controle social, pela atuação das ouvidorias e pelo conjunto de políticas públicas que têm elevado o padrão da administração pública estadual. 

Na sequência, a gerente de Participação Social da CGE-GO, Elisa Cascão Ferreira, abordou o compromisso principal do primeiro Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás, que é promover a educação cidadã e aumentar a participação social. Um papel que vem sendo cumprido de forma exemplar pelo projeto Estudantes de Atitude e sua metodologia de auditorias cívicas. O projeto já é replicado por diversos municípios de outros estados e, em 2025, teve sua primeira versão nacional coordenada pelo Conselho Nacional de Auditoria Interna (CONACI). 

A gerente de Educação Cidadã da CGE, Marcella Chaves Borges Sarto, encerrou a participação da CGE falando sobre o Programa de Compliance Público Municipal (PCM), que neste ano recebeu a adesão de 60 municípios e, ao longo de sua trajetória, desde 2022, já impactou 30,4% das cidades goianas. 

Falando sobre a importância do Monitoramento externo do primeiro Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás, a professora adjunta da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG, Daniela Rosim, encerrou o momento de apresentação das iniciativas implementadas em Goiás relacionadas ao tema Governo Aberto. 

Colaboração e troca de experiências 

A principal palestra do evento foi realizada pela coordenadora da política de abertura da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Valéria Lisciani. Valéria está em Goiânia para participar da Etos.IA, evento do Governo de Goiás que terá início nesta quinta-feira (20/11) como parte da programação do Campus Party, no shopping Passeio das Águas.  

Referência na agenda de Governo Aberto Valéria Lisciani trouxe um pouco da experiência da capital argentina na OGP Local, os avanços e desafios da agenda de governo aberto. 

Para o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidor-Geral da CGE, Weyk Gomes, responsável pela organização, o encontro foi um momento de fortalecimento para os participantes. “Tivemos uma troca de experiências excelente, com Buenos Aires e Goiás indicando a importância do engajamento por princípio, da motivação compartilhada, e da capacidade de mover desafios. Reforçou a nossa certeza de que a troca de experiências é um ativo importante na construção de soluções maduras, engajamento cívico e políticas públicas legítimas para a população”. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo