Agenda de Governo Aberto debate avanços e novos desafios
Interessados devem se inscrever na página oficial do evento, que contará com palestrantes da CGE e instituições parceiras, além de representante do Governo Aberto de Buenos Aires
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), por meio da Subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, promoverá, no dia 19 de novembro, a ‘Agenda de Governo Aberto em Goiás: Avanços, Desafios e Perspectivas’. O objetivo é apresentar as principais conquistas do Estado ligadas ao governo aberto e discutir ações previstas para o próximo ciclo. Para participar, é necessário inscrever-se na página oficial do evento.
Direcionado aos servidores da CGE e atores e instituições integrantes do Fórum de Governo Aberto do Estado de Goiás, o evento será no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e certificará os participantes em 3h/aula.
“Governos mais transparentes e participativos são mais responsivos à população e criam um ciclo virtuoso de confiança e colaboração entre cidadãos e Estado”, afirmou o subcontrolador da CGE Weyk Wagne Barbosa Gomes ao justificar a importância da agenda.
Esta é a perspectiva que tem levado Goiás a se destacar, ano após ano, no cenário nacional e internacional, com ações voltadas ao governo aberto, sendo um dos primeiros estados do país a integrar a Open Government Partnership (OGP).
O encontro vai difundir parte desta experiência, por meio de palestras com os especialistas da CGE e instituições convidadas. Entre elas, a coordenadora de Governo Aberto da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Valéria Lisciani, que falará sobre a adesão da cidade à OGP Local (Open Government Partnership), associação internacional. Confira a programação a seguir.
8h30 – Recepção e credenciamento
9h – Solenidade de abertura
Marcos Tadeu de Andrade, secretário-chefe da CGE-GO
Edmilson Moura de Oliveira, Membro do Fórum de Governo Aberto de Goiás/ presidente do SindGESTOR
9h30 – Palestra 1: A OGP como marco para a consolidação do governo aberto em Goiás
Thiago Barros Fernandes de Farias, assessor da CGE-GO
9h45 – Palestra 2: A importância do Monitoramento externo do 1º Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás
Daniela Rosim, professora Adjunta da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – UFG
10h – Coffee break
10h15 – Palestra 3: Compromisso 1 do 1º Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás – Promover a educação cidadã e aumentar a participação social: o papel do Estudantes de Atitude na ampliação da participação social
Elisa Cascão Ferreira, gerente de Participação Social da CGE-GO
10h30 – Palestra 4: Compromisso 4 do 1º Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás – Fortalecer a governança aberta com tecnologias inovadoras: o caso do Programa de Compliance Público Municipal (PCM)
Marcella Chaves Borges Sarto, gerente de Educação Cidadã da CGE-GO
10h45 – Palestra Master: Buenos Aires na OGP Local: avanços e desafios da agenda de governo aberto
Valéria Lisciani, coordenadora de Governo Aberto da Cidade Autônoma de Buenos Aires
11h40 – Encerramento
Weyk Barbosa Gomes, subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidor-Geral da CGE-GO
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás


