Ação Cidadã chega a Valparaíso de Goiás

A caravana da cidadania estará nesta quinta-feira e sexta-feira (15 e 16/10) em Valparaíso de Goiás, no Entorno de Brasília. O Ação Cidadã é um programa do Governo de Goiás executado pela Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã). Serão oferecidos mais de 20 serviços básicos à população, como emissão de documentos (carteira de trabalho, RG, CPF, certidão de nascimento), Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, doação de medicamentos, donativos da OVG, orientação para programas sociais como Renda Cidadã e Bolsa Família e até cuidados pessoais, com corte de cabelo.

“O programa Ação Cidadã promove essa saudável aproximação entre o poder público e a população. Além de levar esses benefícios promotores de cidadania, o programa é uma oportunidade também para ouvirmos o cidadão com suas observações, suas demandas, visando melhorar cada vez mais os serviços públicos que prestamos”, destaca a secretária Lêda Borges, titular da Secretária Cidadã. O programa estará em 21 cidades de pequeno e médio porte até dezembro, ao todo já foram visitados 14 municípios. Em Valparaíso, as tendas serão instaladas na Avenida Central na praça do bairro Jardim Céu Azul, em frente ao Supermercado Varejão 1. Os cidadãos valparaisenses terão atendimento durante os dois dias, sempre das 8h às 16h.

Para realizar o programa, a Secretaria Cidadã conta com a parceria de diversos órgãos de governo e entidades, como a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico (SED); Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Defensoria Pública; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO); Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral de Justiça, Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), prefeituras e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que doará kits enxovais, fraldas geriátricas, ônibus odontológico com limpeza e aplicação de flúor.

Apoio à Mulher

A maioria das mulheres que sofrem violência doméstica, principalmente nas regiões mais carentes, desconhecem seus direitos. Essas vítimas podem procurar orientação na Unidade Móvel de Atendimento a Mulheres do Campo e da Floresta da Secretaria Cidadã, que está presente em todas as edições do programa Ação Cidadã e estará também em Valparaíso.

A unidade móvel é um ônibus destinado ao atendimento, acolhimento e orientação (jurídico e psicológico) às mulheres em situação de violência, garantindo a elas, assim, o acesso e proteção da Lei Maria da Penha. O ônibus é equipado com duas salas de atendimento fechadas para garantir privacidade às mulheres atendidas, mesa, computador, impressora, ar condicionado, acessibilidade a cadeirantes, copa completa com cafeteira, frigobar, banheiro, toldo retrátil na lateral do veículo, cadeiras e gerador próprio.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo