Abertas as inscrições para o Enem 2017

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas. O formulário deve ser preenchido até dia 19 apenas pelo endereço eletrônico: enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição é R$ 82 e o valor deve ser quitado até o dia 24 de maio em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agência dos correios. O aumento na tarifa foi atualizado com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), visando também arcar com as melhorias que serão implementadas na aplicação e com os custos operacionais das provas. O não pagamento corresponderá à desclassificação automática.

Este ano, a prova será aplicada em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. Os cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas.

O horário de abertura e fechamento dos portões do Enem 2017 será o mesmo nos dois domingos: meio dia e 13h, respectivamente. A organização não tolera nenhum minuto de atraso, para não atrapalhar o início das provas, marcado para 13h30. Em todos os locais de prova do País será levado em conta o horário oficial de Brasília. Quem for vítima de roubo ou furto e não tiver condições de apresentar nenhum dos documentos, deverá registrar um boletim de ocorrência para apresentá-lo nos dias de prova.

Os estudantes poderão acessar o resultado individual do Enem 2017 a partir do dia 19 de janeiro de 2018. As notas estarão separadas por área de conhecimento e redação, que terá valor mínimo de 0 e máximo de 1000 pontos. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é de que este ano 7,5 milhões de pessoas se inscrevam para a prova. No ano passado foram 8,6 milhões de estudantes inscritos. A queda é prevista porque, a partir deste ano, o Enem não concederá a certificação do ensino médio.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo