47 Delegados Goianos participam da etapa Nacional da Consocial
A superintendente de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral do Estado (CGE), Maria D’Abadia de Oliveira Borges acompanhada de técnicos e 47 delegados goianos participam de 18 a 20 de maio da 1ª Consocial. O evento acontece em Brasília e é a primeira vez que reúne representantes de todos os estados brasileiros para discutir transparência e controle social.
O principal objetivo é debater a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para o controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público. Os delegados goianos apresentarão 20 propostas retiradas durante a conferência estadual goiana que aconteceu na capital, e contou com a participação de mais de 200 delegados eleitos durante as seis etapas municipais (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Porangatu, Goiânia, Valparaíso e Mossâmedes) e as cinco etapas regionais (Itaberaí, Palmeiras, Alexânia, Itumbiara e Rialma).
Responsável pela organização e realização da Consocial/Goiás, a Controladoria-Geral do Estado – CGE/GO contou com apoio de prefeituras, secretarias de estado e outros órgãos estaduais, além de entidades como o Sebrae/Goiás, a Associação Goiana de Municípios e o Tribunal de Contas dos Municípios. Entre as propostas priorizadas na Consocial/Goiás, as que obtiveram maior destaque fazem referência à agilidade dos julgamentos e processos pelos tribunais de contas; ao impedimento ao ingresso nos conselhos de funcionários públicos; à inclusão de disciplinas relacionadas a ética e cidadania na matriz curricular dos ensinos médio e superior; e também à extinção do voto secreto no Poder Legislativo.