Ronaldo Caiado visita amanhã escola que desenvolveu ação do projeto Estudantes de Atitude

O governador Ronaldo Caiado visita nesta quarta-feira (4/12), às 10h30, o Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva (Rua X-26, Qd. 67, Vila Santa Luzia – Aparecida de Goiânia) para conhecer a ação realizada pela escola no projeto Estudantes de Atitude. A escola construiu no antigo pátio da unidade, por iniciativa dos alunos e professores, uma praça de estudantes, uma horta escolar e uma quadra esportiva de areia. Tudo isso contando com doações de material e de mão de obra de vizinhos, comerciantes, funcionários e pais de alunos.

Com participação de 105 escolas estaduais, o projeto Estudantes de Atitude é uma ação do Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-GO), que tem o objetivo de estimular na comunidade escolar práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado, consciência ambiental e prevenção à corrupção.

O projeto é uma gincana que possibilita ao aluno visualizar a escola a partir de um olhar cidadão e de pertencimento, por meio de etapas como auditoria cívica, experiência cultural, missão especial e tarefa especial. As 10 ações mais inovadoras e que foram capazes de fomentar mudanças nas escolas participantes receberão prêmios superiores a R$ 100 mil. O resultado será divulgado em evento dia 9/12, a partir das 8 horas, no Teatro Goiânia.

Resultados do Artur
As melhorias do ambiente escolar no Colégio Estadual Presidente Artur Costa e Silva foram apontadas como prioridade pelos alunos na Auditoria Cívica feita por eles, dentro do Estudantes de Atitude. A auditoria é uma espécie de diagnóstico da unidade escolar feita pelos alunos sob orientação da CGE e que serviu como ponto de partida para o plano de ação.

A diretora Maria Auzenira Machado conta que as obras foram realizadas entre 30 e 45 dias. “Unimos forças, fizemos um mutirão, foi tudo muito rápido, a escola se mobilizou e foi buscar suporte da comunidade. E os estudantes, os professores e os servidores trabalharam arduamente na execução do projeto”, afirma.

O projeto piloto contou com a participação de 105 escolas públicas estaduais (103 do ensino regular e 2 do sistema socioeducativo) e movimentou 269 professores e mais de cinco mil alunos de sete coordenações regionais da Seduc – Goiânia, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Trindade, Goiás e Rio Verde, que juntas reúnem 36 municípios.

A metodologia adotada para execução do projeto se baseia em um modelo de gamificação, executado por meio de uma competição lúdica entre as escolas com o objetivo de incentivar e engajar os alunos a desenvolverem intervenções inovadoras, transformadoras e coletivas nas unidades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo