CGE-GO encerra 2024 com entrega de prêmios de participação cidadã
As cerimônias de todos os projetos da pasta voltados à transparência pública, governo aberto e participação cidadã integraram a VI Semana Internacional contra a Corrupção, encerrada nesta quinta-feira, 12, no Castro’s Hotel
A VI Semana Internacional contra a Corrupção de Goiás, promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), foi encerrada nesta quinta-feira (12), no Castro’s Hotel, com as premiações dos projetos Embaixadores da Cidadania e Construindo Juntos.
Último projeto de participação cidadã a divulgar seus vencedores, o Embaixadores da Cidadania é realizado em parceria com as secretarias de Saúde e Infraestutura, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Universidade Federal de Goiás (UFG).
A iniciativa distribuiu R$ 60 mil em premiações, divididas nas categorias de Governo Aberto e Cidadania e de Saúde Pública. Os cidadãos inscritos ainda passaram por capacitações e foram certificados em temáticas relacionadas, incluindo Governo Aberto, Democracia e Cidadania, Políticas Públicas, Transparência, Obras Públicas e Saúde Pública.
O resultado foi um envolvimento impressionante, com mais de 4,5 mil inscritos de 12 países além do Brasil: Angola, Cabo Verde, Cuba, EUA, Guiné-Bissau, Haiti, Itália, Moçambique, Timor-Leste, Togo, Uruguai e Venezuela. “O reconhecimento desta manhã é para os que mais se destacaram. Mas todos os participantes merecem o reconhecimento por buscarem mudanças reais nas suas comunidades”, considerou o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, na abertura da premiação.
Para ele, o projeto é uma iniciativa de Educação Cidadã que apresenta resultados eficazes por estar fundamentada em princípios claros de governança aberta e promoção da participação cívica. “Este é um momento de celebração, mas também de reflexão sobre a importância do protagonismo de cada um aqui na construção de um futuro mais justo e participativo para todos”, completou.
Além dos países mencionados, o Embaixadores da Cidadania recebeu inscrições de 189 municípios de 19 estados brasileiros. “E destacamos que os concluintes das duas fases do projeto não tinham a prerrogativa de colocar seus projetos em prática para serem certificados. Mesmo assim, tivemos 88 ações de impacto social finalizadas em vários destes locais”, informou o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidor-Geral da CGE-GO, Diego Ramalho.
Os gerentes de Educação Cidadã da CGE, Geraldo Valeriano, e de Governo Aberto da SES-GO, Lívia Soares, se encarregaram de anunciar os premiados. Ao todo, dez iniciativas que se destacaram em cada categoria receberam premiação em dinheiro.
Na área de Governo Aberto, o grande vencedor foi Eduardo Pereira de Araújo, com a ação “ConectCidadão GO: Simplificando a Transparência em Goiás”. Já na de Saúde Pública, as vencedoras foram Rafaela Silveira Dias e Rayanne Alves Araujo, responsáveis pela ação “Saúde Mental – Promovendo melhorias na saúde mental da nossa comunidade escolar”.
Construindo Juntos
A manhã foi marcada ainda pelo encerramento da 1ª edição do Prêmio Construindo Juntos, que reconheceu a atuação de 20 auditores cívicos que mais se destacaram durante as ações do projeto. Elas envolveram o monitoramento, fiscalização e propositura de soluções para problemas identificados em obras públicas.
Idealizado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o projeto teve parceria da CGE, Agehab, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Organização das Voluntárias de Goiás. Sua proposta é justamente envolver a sociedade num processo colaborativo de fiscalização da execução dessas obras, garantindo a qualidade e o cumprimento de seus cronogramas.
Centenas de voluntários, incluindo alunos da UEG, se inscreveram no projeto, que também compõe as ações da Open Government Partnership – OGP, Organização para Governo Aberto, da qual o estado de Goiás faz parte.
PRESENÇAS – As cerimônias tiveram participação do reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto; do vice-presidente da Agehab, Wendell Garcia da Silva; do subsecretário de Controle Interno e Compliance da Seinfra, Cláudio Casalini; da diretora dos Programas para Juventude na OVG, Rúbia Erika Prado; e da coordenadora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas FACE-UFG, Jéssica Traguetto.
À tarde, o controlador-geral Henrique Ziller reuniu os servidores para uma cerimônia de balanço das ações da Controladoria-Geral do Estado e a entrega do 1º Prêmio Colabora, encerrando as atividades de 2024. O prêmio fortalece o espírito de equipe dos membros da CGE e a colaboração entre seus diferentes departamentos.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás