Órgãos estaduais já podem consultar sistema do Índice de Transparência

A partir desta terça-feira, 19/11, os órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas do governo de Goiás podem ter acesso ao Sistema de Avaliação do Índice de Transparência (Sislai), tanto para consultar o resultado preliminar de suas avaliações (com os respectivos prints das telas), quanto para interpor recursos.

De acordo com o regulamento do Prêmio Goiás Mais Transparente, a data limite para interposição de recursos é 25 de novembro. No caso de serem aceitos os recursos, as mudanças são imediatas e o órgão interessado pode visualizá-las pelo sistema, em tempo real. O ranking da transparência é dividido em três categorias, nas quais concorrem entre si:

• 36 órgãos, autarquias e fundações;
• 13 empresas públicas;
• 25 organizações sociais.

O resultado final do Prêmio Goiás Mais Transparente será divulgado na Semana de Combate à Corrupção, na primeira semana de dezembro, e contará com a presença do governador Ronaldo Caiado.

Sislai
O Sislai foi criado pela gerência de Tecnologia da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Por meio dele, é possível que cada instituição integrante da administração estadual possa interagir com a Superintendência de Transparência da CGE. “Para 2020, a pretensão da CGE é transformar o Sislai em uma ferramenta de gestão das páginas de transparência”, afirma a superintendente de Transparência, Vania Cristina Gonçalves da Silva.

Vale destacar que cada ente estadual que acessa o Sislai vê apenas sua própria avaliação, ou seja, não há exposição das informações de um órgão para outro. O Sislai pode ser acessado pelos servidores cadastrados de cada órgão através do site http://www.sislai.go.gov.br.

 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo