CGE apresenta Sistema de Avaliação do Índice de Transparência aos órgãos da administração estadual

Na manhã desta terça-feira, 22/10, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresentou aos representantes dos órgãos e empresas estaduais o Sistema de Avaliação do Índice de Transparência (Sislai). O evento, ocorrido no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, foi aberto pela Superintendente de Transparência da CGE, Vania Cristina Gonçalves da Silva, que destacou os esforços do órgão no sentido de promover cada vez maior transparência e controle social às ações governamentais.

sislai1 red“Desde 2015 conseguimos estabelecer um padrão único para a página de transparência de todos os órgãos. Isso foi um avanço enorme, pois facilitou o acesso às informações por parte do cidadão. Desde então, temos buscado meios de facilitar ainda mais esse acesso. E tanto o Sislai, quanto o prêmio Goiás Mais Transparente, com uma categoria específica para fomento à inovação, são passos consistentes nessa direção”, afirma a superintendente.

O Sislai foi criado em outubro de 2018 pela gerência de Tecnologia, mas seu uso era apenas interno. “Ele já foi uma evolução do sistema de planilhas que nós usávamos para avaliar as páginas de transparência dos órgãos. Agora, a disponibilização desse módulo para interagir com a Superintendência de Transparência, ver as avaliações, as imagens das telas e interpor recursos representa mais uma evolução. Para 2020 esperamos que o Sislai avance ainda mas, tornando-se uma ferramenta de gestão das páginas de transparência”, avalia Vania.

A apresentação do sistema foi feita por seu desenvolvedor, Gustavo Gonçalves de Araújo, que detalhou de que forma os gestores das páginas – indicados pelos órgãos – poderão acessar o novo sistema, observar as avaliações e, caso necessário, fazer as alterações ou mesmo interpor recursos. “Importante destacar que o Sislai foi pensado para uma experiência de interação entre o órgão e a CGE. Cada um que acessa vê apenas sua própria avaliação, ou seja, não há exposição das informações de um órgão para outro”, afiança.
04 10 IPC Goiania SET

O encerramento da reunião de trabalho foi feito pelo subcontrolador de transparência, controle social e ouvidoria, Diego Ramalho Freitas, que destacou a importância do fortalecimento da transparência como ferramenta de controle social por parte da população. “Estamos muito ansiosos com esse momento da administração, em especial com a preparação do prêmio Goiás Mais Transparente, que é a coroação de tudo isso que nós estamos fazendo. A partir do dia 19 de novembro, quando se encerra o período de avaliações das páginas, estaremos abrindo o acesso do sistema a vocês e este será o primeiro case, em Goiás, dessa experiência conjunta de construção dessas ferramentas de gestão da transparência. O sonho é que em 2020 toda essa experiência ocorra em tempo real, que será o uso do Sislai como ferramenta de gestão”, pontuou o subcontrolador.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo