Programa de Compliance Municipal premia municípios que se destacaram em 2024 

Cerimônia de encerramento do programa de Compliance foi realizada nesta quarta-feira (04), no Centro de Convenções de Goiânia 

Os gestores dos municípios finalistas do Programa de Compliance Público Municipal (PCM) 2024 se reuniram nesta quarta-feira (4/12), no Centro de Convenções de Goiânia, para a cerimônia de encerramento e premiação, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE). É uma forma de reconhecimento pela capacitação de gestores municipais em busca de uma gestão mais eficaz. 

A entrega de selos foi feita pelo subcontrolador de Auditoria Interna e Controle da CGE, Luís Henrique Crispim; e pelos presidentes do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), Joaquim Neto, e da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, ambos parceiros na execução do PCM. 

Este ano, as atividades da 3ª edição do Programa de Compliance Público Municipal (PCM) se concentraram no mês de junho, em função do calendário eleitoral. Mesmo assim, foram firmados 15 termos de cooperação, com capacitação de 468 servidores de dezenas de municípios, nos eixos de Ética, Gestão de Riscos e Transparência e Ouvidoria. 

Premiação

O Selo Bronze, que corresponde a uma nota entre 60% e 80% do PCM, foi entregue aos municípios de Guapó, Senador Canedo, Silvânia, Carmo do Rio Verde, Novo Planalto.  
 
Já o Selo Prata, equivalente a notas entre 80% e 95%, foi recebido pelas equipes dos municípios de Corumbá de Goiás, Bonfinópolis, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Chapadão do Céu, e Ceres. 

Uma menção honrosa também foi entregue aos municípios de Jesúpolis, Goiandira, Abadia de Goiás e São Miguel do Araguaia. 

Homenagens  

Ao longo da execução do PCM, os municípios participantes assumiram compromissos de integração entre as diferentes equipes e setores de suas gestões para a prática de uma governança mais transparente. Para isso, receberam a mentoria do corpo técnico da CGE em cada eixo: Ricardo Orsini e Carolina Costa (Ética); Júnior Costa e Horácio de Moura (Transparência e Ouvidoria); Jorge Moraes, Flori Madureira, Helen Regina e Tiago Borges (Gestão de Riscos). 

A atuação deles foi reconhecida durante a premiação com a entrega de uma homenagem. O superintendente executivo da FGM, Natã Gomes dos Santos, também foi agraciado pela atuação indispensável ao longo do projeto. 

EDIÇÃO 2025 – Após a conclusão da 3ª edição do PCM, a Controladoria-Geral do Estado já se planeja para 2025. O gerente de Educação Cidadã da CGE, Geraldo Valeriano, anunciou as novidades para a próxima edição: “O período de atividades do PCM será de maio a novembro, proporcionando mais tempo para as mentorias e execução das atividades. Serão abertas 60 vagas para os municípios interessados”. 

“Além dos selos de reconhecimento, a grande novidade será a premiação em equipamentos de informática, que contribuirá diretamente para fortalecer os mecanismos de controle interno e a estruturação das administrações municipais”, enfatizou. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás  

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