Servidores que atuam na transparência recebem capacitação

O governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), realiza a partir desta quarta-feira (22/5), na Escola de Governo Henrique Santillo, o curso “Programa de Compliance Público: Eixo II – Fomento à Transparência”, cujo foco é demonstrar aos servidores formas de se aumentar a transparência das informações dos órgãos para favorecer o controle social. O público alvo desta capacitação, que prossegue na quinta-feira (23/5), das 8 às 18 horas, são os empregados das empresas de economia mista de Goiás. Outras duas turmas estão previstas para os servidores das secretarias e autarquias.

A abertura do curso foi realizada pelo secretário-chefe da CGE, Henrique Ziller, e pelo superintendente de Transparência Pública, Diego Ramalho. Entre os objetivos do curso estão demonstrar a correlação entre transparência e compliance; apresentar o portal Goiás Transparente, as páginas de acesso à informação e a Ouvidoria como facilitadores do Programa de Compliance Público. Também relacionar as decisões dos agentes públicos às informações demonstradas no portal Goiás Transparente e às manifestações da Ouvidoria; bem como oferecer subsídios para que as páginas de acesso à informação atendam aos critérios legais e normativos e às melhores práticas de transparência.

O curso é dividido em três encontros de quatro horas, sendo os dois primeiros teóricos e o último prático, que vai capacitar os alunos a auto avaliara página de acesso à informação de seu órgão ou entidade; determinar quais informações de seu órgão ou entidade que estão disponibilizadas no Goiás Transparente e nas páginas de acesso à informação; correlacionar a qualidade da informação dos canais de transparência à sua prática profissional e vincular as atribuições do servidor a de facilitador da cidadania, da transparência e do controle social.

O curso, oferecido como capacitação pela Escola de Governo, tem duração de 12 horas, e está voltado, prioritariamente, àqueles servidores e empregados públicos que trabalham nas Ouvidorias Setoriais, Comunicações Setoriais e nas áreas de manutenção das páginas de acesso à informação e dos sistemas informatizados que gerem dados para o portal Goiás Transparente e para as páginas de acesso à informação do Estado. No entanto, servidores interessados no tema também podem participar, caso haja vagas. Há uma turma aberta para os dias 27 a 29 de maio. A matrícula pode ser feita pelo site da Escola de Governo (www.escoladegoverno.go.gov.br).

 

Capacitacao transparencia PCP 8

 

Capacitacao transparencia PCP 9

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo