CGE conhece novas ferramentas de consultoria e auditoria da CGU 

Objetivo é promover o melhoramento das ações em Goiás a partir da troca de experiência com o órgão federal 

Uma equipe técnica da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) esteve esta semana na sede da Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília, para conhecer as atividades de Consultoria e Auditoria realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU), no âmbito do Executivo da União. O objetivo foi buscar novas ações de aprimoramento que possam ser aplicadas no Estado.  

Participaram as gerentes de auditoria Fernanda de Mendonça (Conformidade e Desempenho), Juliana Osório (Execução de Contratos), Vânia Cristina Gonçalves (Monitoramento) e Helem dos Santos Cunha (Políticas Públicas); as auditoras-chefe especializadas Alessandra Scartezini (Educação, Cultura e Juventude, e Ciência e Tecnologia), Cíntia Villac (Segurança Pública).  

Eles foram recebidos por Ralf Araújo Ruas, auditor de Finanças e Controle da CGU; Sérgio Filgueiras, coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade; e Pedro Otávio Gazzola, coordenador-geral de Planejamento e Inovação da CGU. 

Entre as ferramentas apresentadas à equipe goiana está a ‘Alice’, acrônimo de Analisador de Licitações, Contratos e Editais, desenvolvida pela CGU com recursos da Inteligência Artificial para analisar diariamente, de forma automatizadas, os processos de compras e contratações públicas. Quando encontra potenciais riscos e inconsistências, ela dispara alertas para que os responsáveis atuem de forma preventiva e tempestiva em processos licitatórios publicados.  

Atualmente, a Alice realiza essa análise a partir dos dados do Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br), do Portal de Compras do Banco do Brasil (Licitações-e), do Portal de Compras da Caixa Econômica Federal (Licitações Caixa), além das dispensas e inexigibilidades publicadas no Diário Oficial da União (DOU). 

Além da ferramenta de IA, as equipes da CGU e CGE-GO trataram ainda do monitoramento das recomendações e aferição dos Benefícios Financeiros e Qualitativos dos trabalhos de auditoria interna, e ainda as ações para atingimentos dos KPA’s (processos chaves) do nível 3 do IACM (Modelo Internacional de Auditoria Interna).  

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo