José Eliton anuncia isenção de IPVA para veículos com 10 anos de uso ou mais

O governador José Eliton informou durante entrevista ao Jornal do Meio Dia da TV Serra Dourada, que o Estado voltará a isentar do IPVA veículos com dez anos ou mais de uso. A isenção só estava sendo praticada para carros com mais de 15 anos de uso. A lei que barrou a isenção para carros entre 10 e 15 anos foi aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás em outubro de 2015, para vigência em 2016, quando foi instalada uma polêmica sobre sua constitucionalidade. Isso porque havia interpretações divergentes da lei. Agora, o governador disse que, após dialogar com as áreas competentes, encontrou meios legais para retornar o benefício a mais de 700 mil proprietários de veículos em todo o Estado.

Na entrevista, Eliton também confirmou a chegada de vacinas de combate à gripe H1N1. “Ontem tive oportunidade de falar com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destacando a nossa preocupação com a gripe H1N1. Ele me garantiu que as vacinas chegam a Goiânia amanhã no período da tarde. A Secretaria Estadual de Saúde está montando uma estrutura para fazer a distribuição dessa vacina. Começaremos pela região metropolitana de Goiânia e depois faremos com que ela chegue em todas as cidades de Goiás”.

Policiamento

José Eliton iniciou a entrevista falando de segurança. Com a experiência de secretário de Segurança Pública, função que exerceu durante o ano de 2016 no governo de Marconi Perillo, disse que a pauta continuará a ser prioritária. “Felizmente nos últimos anos nós tivemos um decréscimo nos indicadores de violência em Goiás, tanto que, em 2016, 79% da população tinham a segurança pública como preocupação. Pesquisa publicada ontem aponta que esse número caiu para 17%. É claro que ainda temos desafios gigantescos nessa área”, observou.

Para dar maior segurança aos usuários do transporte coletivo, o governador disse que tem pronto um planejamento para um policiamento mais efetivo nos terminais de ônibus. “Teremos policiamento permanente nos terminais para garantir a paz. É claro que vamos continuar investindo em inteligência e modernização”, sinalizou.

Saneamento 

Ao abordar os investimentos que estão sendo feitos pela Saneago para melhorar o fornecimento de água para todas as cidades da região metropolitana, o governador destacou a construção de 13 quilômetros de extensão de água tratada, do Sistema Produtor Mauro Borges para o sistema Meia Ponte. “Até o período mais crítico, que são os meses de setembro e outubro, esperamos resolver essa questão”.

Ele mencionou as intervenções já feitas para melhorar a distribuição de água tratada em Anápolis e lembrou que também já foram tomadas providências para resolver o problema de abastecimento de municípios localizados no Entorno do DF. Até setembro, José Eliton acredita que poderá inaugurar o complexo produtor de Corumbá IV, localizado no município de Valparaíso de Goiás e aí melhorar muito o abastecimento de água do Entorno do DF e de Brasília.

Esclareceu que hoje a capacidade de tratamento de água do Ribeirão João Leite é maior do que a demanda da região metropolitana. O desafio, portanto, é fazer com que essa água, que é gerada a partir do complexo Mauro Borges, chegue não só a Goiânia, mas também a Aparecida de Goiânia, a Trindade e a todos os municípios da região. Para que isso seja possível, o governador lembrou que a Saneago está construindo o chamado “Linhão”, que deverá ficar pronto até setembro. “Com ele, 100% dos problemas de água em Aparecida serão solucionados, não só para agora mas para os próximos 40 anos”, garantiu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo